Publicado por Redação em Notícias Gerais - 29/08/2011 às 10:08:56

Comércio on-line exige cuidados contra software piratas

SÃO PAULO – Já que boa parte do comércio na internet é irrestrito e autônomo, os consumidores devem ficar atentos ao comprar e usar software de vendedores desconhecidos. Softwares piratas também são arriscados, pois podem colocar em risco todo tipo de dados pessoais.
 
No caso dos programas adquiridos de maneira ilegal, a BSA (Business Software Alliance), organização que representa as indústrias de software comercial no mundo, alerta que consumidores desse tipo de produto têm muito a perder, por conta de altos custos de manutenção e por não terem direito a suporte técnico e atualizações de segurança.
 
Dicas para evitar golpes de softwares piratas
A BSA recomenda que o consumidor compre apenas de empresas originais, de distribuidores de renome ou outras fontes on-line que possuem itens de segurança. Esta atitude reduz as chances de se adquirir um produto pirata.
 
Atitudes como desconfiar dos sites e comparar preços também podem evitar problemas futuros. Se a compra for realizada no ambiente on-line, faça antes uma pesquisa de preços, observando os valores praticados no varejo. Confiar em seu instinto também é válido, se um produto está sendo vendido com um preço “bom demais para ser verdade”. A BSA alerta que, normalmente nesses casos, a pirataria se confirma.
 
É recomendável desconfiar de compilações de diversos programas de software de empresas diferentes em um só disco ou CD. Esse, de acordo com a BSA, é um caso clássico no qual o software está pirateado e alterado.
 
Observações que previnem problemas
Quando o consumidor possui um software original, é interessante sempre realizar as atualizações gratuitas desses produtos. As empresas frequentemente oferecem essas atualizações para cobrir falhas de segurança que não foram observadas inicialmente. Vale ainda instalar softwares antivírus e certificar que estão ativos.
 
A pesquisa sobre a idoneidade de uma empresa pode ser feita pela internet e pela identificação do selo de segurança. Por fim, sempre suspeite de produtos que não incluam provas de autenticidade, como discos originais, manuais, licenciamento, políticas de serviços e garantias.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 29.08.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

SP paga por 1,2 mil médicos que não existem

Profissionais deveriam atuar em postos geridos por Organizações Sociais (OSs)

Notícias Gerais, por Redação

Cadastro Positivo para bancos passa a valer a partir de hoje; saiba como funciona

A partir de hoje, 1º de agosto, começa a valer o Cadastro Positivo para os bancos, lista que trará uma relação dos bons pagadores de contas e promete facilitar e baratear a obtenção de empréstimos por este grupo.

Notícias Gerais, por Redação

Governo gasta só 10% de pacote para estimular economia

Três meses depois de lançar em caráter emergencial seu pacote de compras de máquinas e equipamentos, o governo mantém intocada a maior parte da verba prometida para acelerar investimentos e reanimar a economia.

Notícias Gerais, por Redação

Crédito deve mostrar expansão em 2012, embora em ritmo mais lento

A carteira de crédito no Brasil deve continuar mostrando crescimento, mas em um ritmo mais lento neste ano, revelou a Pesquisa Febraban de Projeções Macroeconômicas e Expectativas do Mercado, conduzida junto a 31 analistas e realizada entre 26 a 30 de abril.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa abre primeiro pregão de 2012 em alta

A bolsa de valores de São Paulo (Bovespa) operava em alta nesta segunda-feira, no primeiro pregão de 2012, em meio a um movimento fraco após o Ano Novo. Às 11h15 (de Brasília),

Notícias Gerais, por Redação

Letras financeiras captam R$ 134 bilhões em quase dois anos

Em pouco mais de um ano e meio de existência das letras financeiras (LFs), as instituições do setor arrecadaram R$ 134,2 bilhões por meio do papel.

Deixe seu Comentário:

=