Publicado por Redação em Dental - 10/06/2013 às 16:49:02
Comer queijo pode prevenir cáries, diz pesquisa americana
Consumir produtos feitos com leite é vital para manter a boa saúde do corpo, especialmente a dos ossos. No entanto, uma nova pesquisa da Academy of General Dentistry, de Chicago, nos Estados Unidos, concluiu que queijo e outros laticínios podem ajudar a evitar o desenvolvimento de cáries.
O estudo avaliou o pH dos dentes de 68 adolescentes entre 12 e 15 que foram divididos em três grupos: o primeiro comeu queijo cheddar, o segundo tomou leite e o terceiro consumiu iogurte sem açúcar. Depois de se alimentarem, os jovens enxaguaram a boca com água e tiveram o nível de pH medidos em intervalos de 10, 20 e 30 minutos. A conclusão foi que o grupo que comeu queijo registrou o aumento do pH.
O objetivo da pesquisa era identificar este número, já que ter pH menor que 5,5 indica que a pessoa tem grandes chances de ter os dentes desgastados, e, portanto, quanto maior que 5,5 for o pH, menos chance de desenvolver cárie a pessoa terá.
Segundo os especialistas, o aumento do número do pH pode ter ocorrido devido a uma produção maior de saliva, mas eles também concluíram que o queijo tem diversos compostos que aderem ao esmalte dos dentes, protegendo-os ainda mais dos ácidos da boca.
"Parece que os laticínios fazem bem à boca. O queijo não é apenas um produto saudável, mas também pode ser considerado uma medida preventiva contra cáries", afirmou o porta-voz da Academy of General Dentistry, Seung-Hee Rhee.
Fonte: Terra
Posts relacionados
Água de coco hidrata e contribui para saúde dos dentes
Além de uma deliciosa bebida refrescante, a água de coco hidrata a boca, mantém o fluxo salivar equilibrado, previne o mau hálito e preserva a gengiva
Maioria da população brasileira só vai ao dentista em caso de dores, segundo pesquisa
A maior parte da população do país não vai ao dentista periodicamente, de acordo com pesquisa. Os profissionais que cuidam da saúde bucal só costumam ser procurados em caso de dores.
Gengivite atinge uma a cada três pessoas pela falta de higiene bucal
A boca é uma referência em termos de saúde e muitos problemas graves se manifestam nela. A maioria deles é resolvido escovando os dentes adequadamente.
CFO define normas para uso de Toxina Botulínica na Odontologia
O Conselho Federal de Odontologia publicou no Diário Oficial da União a resolução nº CFO-112/011 que proíbe o uso da Toxina Botulínica e Ácido Hialurônico por Cirurgiões-Dentistas.