Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 12/04/2011 às 10:33:39

Cientistas transformam célula do sangue em célula cardíaca

Cientistas da Universidade Johns Hopkins (EUA) anunciaram uma receita mais simples e eficiente para transformar células do sangue em células cardíacas, que batem de forma idêntica às naturais do coração.

O estudo, publicado na revista "PLoS One", deve ajudar a criar culturas celulares nas quais será possível testar medicamentos para doenças cardíacas. No futuro mais distante, tais células poderiam ser diretamente transplantadas para quem tem problemas de coração.

Para o médico Elias Zambidis, coordenador do estudo, a analogia culinária não é só força de expressão. "A receita para esse processo era a de um minestrone [sopa tipicamente italiana] complicadíssimo, e nós a transformamos numa sopa simples", comparou ele em comunicado.

Hoje, para obter a transformação completa de um tipo celular em outro, é comum que os cientistas usem certos vírus. Tais vírus carregam certos genes capazes de induzir a chamada pluripotência --a capacidade de assumir um estado celular semelhante ao de um embrião.

Os vírus, então, transferem esses genes às células escolhidas, que se tornam pluripotentes. Depois, elas são cultivadas de maneira a se transformar na variedade celular desejada.

Zambidis e companhia conseguiram transferir os genes diretamente às células do sangue, usando um fragmento circular de DNA. Depois, usaram um "caldo" especial mais simples e barato para cultivar as células do sangue e transformá-las em células cardíacas.

O que mais chamou a atenção foi a eficiência do processo: cerca de 95% das células que se tornaram pluripotentes passaram a bater como células cardíacas. Em procedimentos anteriores, uma taxa de sucesso de 10% já era considerada muito boa.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 12.04.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Você contrataria uma consultoria hospitalar para sua empresa?

Ao contratar consultores independentes, instituição agrega imparcialidade e a experiência de já ter vivido situações semelhantes

Saúde Empresarial, por Redação

Cientistas descobrem novo gene relacionado ao desenvolvimento do cérebro

Uma parceria multidisciplinar entre pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ICB/UFRJ) e da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos,

Saúde Empresarial, por Redação

Pesquisa decifra como aspirina pode combater o câncer

A aspirina, além de combater a dor de cabeça, tem outros efeitos benéficos comprovados, como proteger contra problemas cardíacos. Estudos recentes mostraram que ela pode ajudar na prevenção do câncer e no tratamento contra diabetes tipo 2.

Deixe seu Comentário:

=