Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 12/04/2011 às 10:33:39

Cientistas transformam célula do sangue em célula cardíaca

Cientistas da Universidade Johns Hopkins (EUA) anunciaram uma receita mais simples e eficiente para transformar células do sangue em células cardíacas, que batem de forma idêntica às naturais do coração.

O estudo, publicado na revista "PLoS One", deve ajudar a criar culturas celulares nas quais será possível testar medicamentos para doenças cardíacas. No futuro mais distante, tais células poderiam ser diretamente transplantadas para quem tem problemas de coração.

Para o médico Elias Zambidis, coordenador do estudo, a analogia culinária não é só força de expressão. "A receita para esse processo era a de um minestrone [sopa tipicamente italiana] complicadíssimo, e nós a transformamos numa sopa simples", comparou ele em comunicado.

Hoje, para obter a transformação completa de um tipo celular em outro, é comum que os cientistas usem certos vírus. Tais vírus carregam certos genes capazes de induzir a chamada pluripotência --a capacidade de assumir um estado celular semelhante ao de um embrião.

Os vírus, então, transferem esses genes às células escolhidas, que se tornam pluripotentes. Depois, elas são cultivadas de maneira a se transformar na variedade celular desejada.

Zambidis e companhia conseguiram transferir os genes diretamente às células do sangue, usando um fragmento circular de DNA. Depois, usaram um "caldo" especial mais simples e barato para cultivar as células do sangue e transformá-las em células cardíacas.

O que mais chamou a atenção foi a eficiência do processo: cerca de 95% das células que se tornaram pluripotentes passaram a bater como células cardíacas. Em procedimentos anteriores, uma taxa de sucesso de 10% já era considerada muito boa.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 12.04.11


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

ANS determina que planos de saúde mudem contrato para médico cobrar adicional por parto

Para que os médicos possam cobrar um valor adicional pelo parto, operadoras de plano de saúde deverão mudar os contratos com os obstetras. É o que determina parecer divulgado nesta quarta-feira (16) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Saúde Empresarial, por Redação

Brasileiros descobrem novas surpresas sobre o colesterol

A sigla HDL, popularmente conhecida como "colesterol bom", tornou-se familiar até para quem não é da área da saúde depois que diversos estudos demonstraram a importância dessa lipoproteína na prevenção da aterosclerose e das doenças cardiovasculares.

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil investirá R$ 52 milhões para vacina contra tuberculose

O Governo Federal vai investir R$ 52 milhões para ampliar, em seis vezes, a produção nacional da vacina BCG contra a tuberculose. O principal objetivo é exportar o insumo para o mercado global, além de continuar abastecendo a demanda interna.

Saúde Empresarial, por Redação

TI deve fazer parte do perfil dos profissionais de saúde

Assim como as necessidades do setor da saúde mudam com o passar do tempo e a modernização do setor, as características dos profissionais que atuam no segmento também passam por alterações.

Deixe seu Comentário:

=