Publicado por Redação em Dental - 09/12/2013 às 10:27:23

Chá pode ser solução contra mau hálito e cáries, diz estudo

Um estudo preparado pelo microbiologista americano Milton Schiffenbauer, da Universidade Independente Pace, dos Estados Unidos, indicou que substâncias presentes no chá destroem vírus e bactérias que causam infecções na garganta e problemas dentários como as cáries. Segundo o pesquisador, o chá verde é o que tem o melhor desempenho no combate aos microrganismos nocivos à higiene bucal, assim como o chá preto, devido à cafeína.

Um outro estudo, realizado por cientistas da Universidade de Illinois, concluiu que a ação contra o mau hálito do chá se deve à presença na bebida de elementos conhecidos como polifenóis, que reduzem o ritmo de desenvolvimento das bactérias responsáveis pelo mau hálito.

As pesquisas foram concluídas há dez anos, e até hoje especialistas acreditam na ação do chá para prevenir o mau hálito. “Como o mau hálito é fisiológico, toda a população precisa prevenir a halitose, e o chá verde é uma bebida popular com ação antibacteriana, antioxidante, anticarcinogênica e removedora de odor”, diz Marcos Moura, presidente da Associação Brasileira de Halitose – ABHA.

Outro ponto é que a ingestão da bebida não tem restrição de quantidade, uma vez que, quanto mais ingestão de líquidos, mais salivação e menos halitose. Por isso que o consumo de água e frutas que aumentem o fluxo salivar – as mais ácidas – é recomendado. “Porém, como existem mais de 60 causas da halitose, precisamos primeiro diagnosticá-las e tratá-las, e isso só quem faz é o dentista especializado no tratamento de halitose”, afirma.

Fonte: www.terra.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Ao comer alimentos ácidos, escove dentes após 30 minutos

Em alguns casos, dependendo do que será ingerido, é preferível fazer a higienização antes de comer ou trinta minutos depois

Dental, por Redação

Conheça riscos e benefícios do clareamento em 1 hora

Hoje é fácil conquistar um sorriso mais branco. No dentista ou em casa, os resultados são satisfatórios. Apesar da comodidade de fazer o procedimento no conforto do lar, optar pelo consultório pode ser sinônimo de segurança e economia de tempo.

Dental, por Redação

Fuja dos preços abusivos nos tratamentos odontológicos

Investir em tratamentos preventivos é a melhor maneira de não levar susto com o orçamento do dentista na hora da urgência.

Dental, por Redação

Estudantes de odontologia criam novo método de regeneração óssea

No início de 2011, os estudantes da Faculdade de Odontologia do Recife (FOR) Vinícius Lima e Gabriela Guerra iniciaram a pesquisa de um método de regeneração óssea a base de casca de ovo de galinha.

Dental, por Redação

Lucro da OdontoPrev recua 1,8% no 4º trimestre

A operadora de planos odontológicos OdontoPrev reportou lucro líquido de R$ 44,8 milhões no quarto trimestre, valor 1,8% inferior ao ganho de R$ 45,6 milhões verificado um ano antes.

Deixe seu Comentário:

=