Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 26/04/2011 às 12:09:44

Cardiologistas ensinam como agir em casos de parada cardíaca

A cada dois minutos, um brasileiro morre subitamente por esse problema.
 
Quando uma pessoa sofre parada cardíaca, cada minuto conta e pode salvar uma vida. De cada dez vítimas, duas não têm nenhum sintoma e oito não resistem antes de chegar ao hospital. A cada dois minutos, um brasileiro morre subitamente – são mais de 700 por dia e 270 mil por ano.

O Bem Estar mostrou que saber como agir em momentos como esse pode ser decisivo entre a vida e a morte. Quem explicou o assunto foram os cardiologistas Sérgio Timerman e Roberto Kalil, que também é consultor do programa. No estúdio, Kalil diferenciou infarto de parada cardíaca: o primeiro atinge o músculo do coração e o segundo pode ser provocado por problemas como traumas, acidentes de carro ou embolia pulmonar.

A primeira medida deve ser acionar o socorro, pelo 192. O número do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vale para todo o Brasil. Até a emergência chegar – o que leva em média de 8 a 10 minutos –, é preciso fazer a massagem cardíaca.

Nas ambulâncias, há um desfibrilador, aparelho que fornece uma descarga elétrica à vítima e faz com que o coração volte ao ritmo normal. De acordo com Kalil, há uma desorganização elétrica no coração, ou seja, uma espécie de curto-circuito. O choque, então, reordena esse sistema para que o bombeamento seja feito da forma correta. Em São Paulo, locais com concentração de mais de 1.500 pessoas devem ter um desfibrilador.

No estúdio, o médico e coordenador do Samu Domingos Guilherme Napoli ensinou a fazer a massagem, usando um boneco. É necessário cruzar uma mão por cima da outra, entrelaçando os dedos e mantendo a de baixo bem reta, no meio do tórax do paciente. A coluna deve ficar ereta; os joelhos, dobrados; e os braços, esticados. Se o indivíduo estiver em uma cama ou um sofá, deve ser removido para uma superfície dura, que vai ajudar na compressão.

Em crianças, o princípio do atendimento é o mesmo, mas a massagem tem algumas diferenças: são 30 compressões para 2 respirações boca-a-boca, com intervalo de um segundo cada. Além disso, os pequenos devem ser treinados para entrar em ação em emergências, já que mais de 80% dos casos ocorrem em casa, na frente de menores, adolescentes e idosos.

Em janeiro de 2010, a pedagoga Cristine Paolillo teve uma parada cardíaca e sobreviveu. Na ocasião, sentiu fortes dores nas costas, pulsação baixa, língua enrolada e formigamento no braço esquerdo. O namorado Marcos Roberto Scalone demorou a perceber a gravidade dos sintomas e achou que se tratava apenas de uma indigestão alimentar de ano-novo.

A parada cardíaca de Cristine foi provocada por uma arritmia grave. Hoje ela vive com um marcapasso e desfibrilador dentro do peito.

Fonte: g1.globo.com/bemestar | 26.04.11


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Inaugurado centro de transplantes de fígado em São Paulo

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugurou sexta-feira (15) o Instituto do Fígado do Complexo Hospitalar da Beneficência Portuguesa, em São Paulo (SP). O instituto foi concebido para atender prioritariamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo tratamento individualizado e humanizado.

Saúde Empresarial, por Redação

Cientistas descobrem novo gene relacionado ao desenvolvimento do cérebro

Uma parceria multidisciplinar entre pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ICB/UFRJ) e da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos,

Saúde Empresarial, por Redação

Mensalidade de plano de saúde terá reajuste de até 7,93%

Os planos de saúde individuais ou familiares poderão ser reajustados em até 7,93%, segundo determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) desta quinta-feira.

Saúde Empresarial, por Redação

Pacientes enfentam superlotação e falta de higiene em hospitais públicos

Em um hospital público de Natal, a limpeza sobra para os acompanhantes de pacientes. Os corredores são imundos. Com a falta de limpeza provocada pela greve dos servidores, que já dura 15 dias, a proliferação de insetos é grande

Deixe seu Comentário:

=