Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 28/01/2015 às 10:42:09

Câncer de pulmão pode matar mais do que o de mama entre mulheres europeias

A taxa de mortalidade feminina por câncer de pulmão vai superar as mortes por câncer de mama na União Europeia neste ano, aponta estudo publicado nesta terça-feira na revista britânica "Annals of Oncology".

Um prognóstico elaborado por pesquisadores das universidades de Milão (Itália) e Lausanne (Suíça) afirma que o índice de mortes por câncer de pulmão será de 14,24 a cada 100 mil mulheres, enquanto o de câncer de mama será de 14,22.

Apesar dos resultados, o professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Milão, Carlos Vecchia, um dos autores do estudo, minimizou as descobertas.

"É preciso ser cauteloso com esses números já que são previsões e os resultados de 2015 só serão conhecidos daqui três ou quatro anos", explicou.

As mulheres britânicas e polonesas apresentam as maiores taxas de mortalidade por câncer de pulmão, já que começaram a fumar durante a Segunda Guerra Mundial. No resto dos países europeus, a prática foi se disseminar apenas depois de 1968, destacou o professor.

O professor da Faculdade de Biologia da Universidade de Lausanne e co-autor da pesquisa, Fabio Levi, afirmou que, embora as mortes por câncer em geral tendam a diminuir na Europa, fumar ainda é a principal causa da doença entre os pacientes do velho continente.

"Fumar provoca entre 15% e 25% ds cânceres de pâncreas, entre 85% e 90% dos de pulmão, e tem uma relação direta no desenvolvimento de outros pulmores", afirmou Levi.

Em termos gerais, o estudo prevê um total de 1.359.100 mortes por câncer nos 28 países da União Europeia em 2015: 766.200 homens e 592.900 mulheres. Os números representam uma redução de 7,5% no índice masculino e 6% no feminino desde 2009.

Em relação a 1988, ano com o maior registro de mortes pela doença, os resultados mostram uma queda de 26% e 21%, respectivamente.

Fonte: uol.com.br


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Humanidade 2.0 exigirá sistema de saúde reinventado

Na palestra “O futuro em quatro atos”, proferida nesta sexta-feira (20), Alves tentou prever, utilizando um modelo matemático da história humana a partir de 1500, como será o século XXI.

Saúde Empresarial, por Redação

ANS: planos de saúde pagarão por remédio em casa contra câncer

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou nesta terça-feira a inclusão na lista de procedimentos obrigatórios custeados pelos planos de saúde de 36 novos medicamentos orais para o tratamento quimioterápico a pacientes com câncer.

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério da Saúde anuncia produção de medicamento oncológico no Brasil

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anuncia nesta quarta-feira (19), no Rio de Janeiro (RJ), a produção nacional do medicamento oncológico Glivec, indicado para o tratamento de Leucemia Mielóide Crônica (LMC) e Estroma Gastrointestinal (tumor maligno do intestino) no Sistema Único de Saúde (SUS).

Saúde Empresarial, por Redação

Ter trabalhadores saudavies é estratégico para as empresas?

Recente artigo publicado na Harvard Business Review destacou a importância da área de saúde deixar de ser considerada uma despesa para se transformar em um elemento estratégico para as companhias.

Saúde Empresarial, por Redação

Anvisa suspende venda de medicamento da Hipolabor Farmacêutica

O anticoagulante Parinex - indicado no tratamento de trombose, embolia, infarto do miocárdio, heparinização do sangue, entre outros, deve ser recolhido do mercado

Deixe seu Comentário:

=