Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 11/06/2013 às 16:35:53

Campanha já vacinou 47% do público-alvo

Balanço do primeiro fim de semana de mobilização demonstra que mais de 6 milhões de crianças de 6 meses a menores de 5 anos foram vacinadas. Meta é chegar aos 95% até 21 de junho.

O balanço parcial do Ministério da Saúde indica que 6.051.890 crianças em todo país foram vacinadas contra a poliomielite no primeiro fim de semana da campanha. Ou seja, 47% dos 12,9 milhões de crianças de 6 meses a menores de 5 anos que existem no Brasil já participaram da mobilização. A meta é atingir 95% dessa faixa etária, o que totaliza 12,2 milhões de crianças. Os dados foram repassados pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde até às 17h desta segunda-feira (10).
 
O Ministério da Saúde realizou no último sábado (8) o Dia D de Mobilização, quando 115 mil postos permanentes e móveis estiveram abertos. A ação marcou o início da campanha deste ano, que dura até 21 de junho. Os estados com as maiores coberturas vacinais, até o momento foram: São Paulo (62,29%), Rio Grande do Sul (62,20%), Paraná (57,78%), Rondônia (53,10%) e Goiás (52,60%). O melhor desempenho por subgrupo de idade até o momento foi entre as crianças de 6 meses a menores de 1 ano, atingindo 51,40% do público-alvo, o que representa 749.528 doses aplicadas.
 
ENTENDA A CAMPANHA DESTE ANO – Vale ressaltar que neste ano a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será realizada somente em uma etapa. No ano passado, todas as crianças até 5 anos incompletos participavam. Já neste ano, o público-alvo da campanha são as crianças a partir dos 6 meses, que tomam a vacina oral (VOP), as chamadas gotinhas. Isso porque as menores de 6 meses já estão sendo vacinadas com a vacina injetável (VIP) nos postos.
 
Para repetir o sucesso das campanhas anteriores, é preciso que os pais e responsáveis levem as crianças aos postos com a caderneta de vacinação dos filhos. Dessa forma, o profissional de saúde pode avaliar a situação vacinal da criança, considerando o esquema sequencial (quadro abaixo).
 
Calendário básico de vacinação
 
Esquema sequencial para crianças que iniciam a vacinação contra a poliomielite

 Idade

Qual a vacina

2 meses

Vacina inativada poliomielite – VIP (injetável)

4 meses

VIP

6 meses

Vacina oral poliomielite (atenuada) – VOP (oral)

15 meses

VOP (reforço)

 
A campanha é realizada em conjunto entre o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de saúde. O Ministério da Saúde investiu R$ 32,3 milhões em repasses do Fundo Nacional para os estados e municípios, sendo destinados R$ 13,7 milhões à aquisição das vacinas. Em todo o país, foram distribuídas 19,4 milhões de doses da vacina oral.
 
VACINA ORAL- Vale lembrar que não existe tratamento para a poliomielite e somente a prevenção, por meio da vacinação. A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Ela é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.
 
A vacina é extremamente segura e não há contraindicações, sendo raríssimas as reações associadas à administração da mesma. Em alguns casos – como, por exemplo, em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina –, recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada.
 
CASOS– O último caso registrado de poliomielite no Brasil foi em 1989, na Paraíba. As ações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) estão voltadas à manutenção do país livre do poliovirus selvagem. Desde 1994, o país mantém o certificado emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de erradicação da poliomielite.
 
De acordo com a OMS, entre os anos de 2011 e 2012, 16 países registraram casos da doença. A maioria é decorrente de importações do poliovirus selvagem de países endêmicos (Afeganistão, Nigéria e Paquistão) ou de países que restabeleceram a transmissão (Angola, Chade e República do Congo). No ano de 2013 (até 22 de maio), foram registrados 32 casos, sendo 8 no Paquistão, 22 na Nigéria e 2 no Afeganistão. Por isso, para evitar a reintrodução do vírus no Brasil, é fundamental a manutenção da vacinação.
 
Fonte: portalsaude.saude.gov.br

Massificados

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Médicos vão controlar diabetes de 800 pessoas pela internet

Cerca de 800 pacientes diabéticos atendidos no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), na capital paulista, terão níveis de glicemia monitorados à distância, através da internet, pelos médicos do Serviço de Endocrinologia e Metabologia da unidade. O projeto começou na quarta-feira (13).

Saúde Empresarial, por Redação

Homens também são vítimas do câncer de mama

Conhecido como um mal que tem como alvo as mulheres, o câncer de mama também pode castigar os homens. Mais raro entre o sexo masculino, a doença atinge 1 homem para cada 100 mulheres.

Saúde Empresarial, por Redação

Cresce atuação internacional da Anvisa, diz Barbano

A atuação internacional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem crescido para garantir a qualidade dos produtos farmacêuticos e alimentares que vários países desejam exportar para o Brasil.

Deixe seu Comentário:

=