Publicado por Redação em Notícias Gerais - 03/06/2011 às 09:40:28

Câmara aprova projeto que veta SPCs de inscrever cidadão que contestou dívida

SÃO PAULO – A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou proposta que veta os SPCs (serviços  de proteção ao crédito) de incluir nos seus bancos de dados os nomes de consumidores que tenham entrado com recurso contra a execução da dívida.

O projeto, aprovado na última quinta-feira (2) pela Comissão, segue para o Senado se não houver recurso para sua votação no Plenário.

Texto aprovado
Conforme o texto aprovado, "o consumidor que se opuser à execução de qualquer natureza por meio de embargos ou impugnação, desde que seguro o juízo, não deverá ter seus dados ou informações pessoais inscritos em bancos de dados e cadastros de devedores de serviços de proteção ao crédito e congêneres".

Vale lembrar que embargo se refere a um recurso que o consumidor tem a seu dispor quando perde uma ação que demanda o pagamento de débito. Nesse caso, ele pode entrar com o embargo para rever a decisão. Mas antes disso, é preciso que o interessado tenha efetuado o depósito em juízo do valor cobrado ou indicar bens de valor equivalente ao montante exigido.

Avaliação
O projeto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Moreira Mendes (PPS-RO), ao Projeto de Lei 901/07, do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC).

De acordo com Colatto, não é justo que o consumidor, mesmo dando garantias em juízo da sua dívida, permaneça com seus dados ou informações pessoais inscritos em banco de dados dos serviços de proteção ao crédito, em situação semelhante aos inadimplentes ou aos maus pagadores em geral.

Fonte: web.infomoney.com.br | 26.05.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Confiança da indústria tem alta de 1,1% em dezembro, diz FGV

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) avançou 1,1% em dezembro em relação ao registrado no final do mês anterior, ao passar de 105,2 para 106,4 pontos, de acordo pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta quarta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

FMI espera recuperação gradual da economia brasileira em 2012

Em relatório publicado nesta sexta-feira, o Fundo Monetário Internacional (FMI) afirma esperar que o Brasil tenha uma "recuperação gradual" em relação ao crescimento da economia do País ao longo do segundo semestre deste ano.

Notícias Gerais, por Redação

Mudança na poupança protege pequeno poupador, diz Dilma

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (7) que a mudança para novos depósitos nas cadernetas de poupanças, anunciada pelo governo na semana passada, vai proteger o pequeno poupador, além de permitir que as taxas de juros continuem caindo.

Deixe seu Comentário:

=