Publicado por Redação em Notícias Gerais - 04/09/2013 às 16:26:13

Brasil evita fim do protecionismo

A delegação brasileira, ao lado da argentina, impediu nesta quarta-feira (04) que os negociadores do G20 aprovassem texto adiando para 2016 o fim da chamada "cláusula stand-by", pela qual as principais economias do planeta se comprometem a não adotar novas medidas protecionistas e a eventualmente suspender as que foram introduzidas na esteira da crise econômica de 2008/09.

A cláusula constou da primeira cúpula do G20, em 2008, e foi repetida nas seis cúpulas seguintes. Mas, agora, na oitava cúpula, brasileiros e argentinos se recusaram a aceitar nova prorrogação.

Negociadores de outros países estranharam a posição brasileira, justo no momento em que um brasileiro, Roberto Azevêdo, assume a direção-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), entidade dedicada a entronizar o livro comércio no planeta.

A resistência brasileira foi assim explicada: a cláusula fazia sentido em 2008, quando ainda se apostava na conclusão da Rodada Doha de liberalização comercial. Se a rodada de fato terminasse, os mecanismos protecionistas seriam, em tese, automaticamente desmantelados.

Então, era preciso evitar novas barreiras conjunturais, no momento em que a recessão da época tornava as tendências protecionistas mais evidentes e mais fortes.

Agora que Doha é dada como virtualmente morta, não faria mais sentido impedir que cada país use os instrumentos que considerar necessários para defender sua economia.

O que torna o argumento mais curioso é que o Brasil, em vez de recorrer ao protecionismo, derrubou tarifas de importação, mas o veto agora indicaria que um certo ânimo protecionista permanece latente no governo.

Fonte: Folha SP


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Veja dicas para se tornar fornecedor de grandes empresas

Para os pequenos e médios fornecedores, uma boa oportunidade para se estabelecer no mercado é conseguir um contrato com uma grande companhia. A parceria pode render bons retornos financeiros. Porém, é preciso atenção especial para lidar com esse tipo de cliente.

Notícias Gerais, por Redação

Confiança dos empresários volta a crescer em maio, diz CNC

A confiança dos empresários do comércio registrou uma leve alta, de 1,0%, em maio, na comparação com abril deste ano. É o que revela o Icec (Índice de Confiança do Empresário do Comércio),

Notícias Gerais, por Redação

Após acordo, fim da greve dos Correios deve ser aprovado hoje

Os diretores dos Correios e os representantes dos funcionários chegaram ontem a um acordo para encerrar a greve do setor.

Deixe seu Comentário:

=