Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 27/03/2012 às 11:49:45

Brasil, EUA e Canadá buscam estreitar laços ações na área de vigilância sanitária

Países querem estabelecer uma agenda de trabalhos entre as agências

Entender o ambiente regulatório brasileiro para aproximar práticas e ampliar o fluxo de informações entre as autoridades sanitárias. Com esse objetivo, representantes da Anvisa, FDA e Health Canada estiveram no Rio Grande do Sul, nesta última quinta-feira (22/3), em visita técnica à linha de produção de uma empresa nacional de produtos médicos. Durante o encontro, os auditores percorreram as dependências da fábrica gaúcha e conversaram sobre procedimentos, rotinas e roteiros de inspeção.

A perspectiva dos representantes das agências brasileira, norte-americana e canadense é estreitar laços, de forma a possibilitar o enfrentamento conjunto de desafios comuns e a busca de estratégias colaborativas. “Buscamos uma nova forma de fazer vigilância sanitária e isso requer mudanças significativas”, ressaltou Mike Ward, da agência Health Canada.

“Promover saúde pública no atual cenário internacional exige uma abordagem mais inteligente dos entes reguladores de maneira a favorecer as trocas comerciais sem comprometer a segurança da população”, complementou Ward.

A necessidade de se estabelecer uma agenda de trabalhos entre as agências para assegurar a continuidade do esforço de aproximação foi destacada pelos especialistas dos três países. “Precisamos definir um plano de ação e avançar na reflexão sobre as diferenças de cada sistema regulatório”, pontuou Kimberly Trautman, do FDA. Ela destacou que o entendimento da estrutura regulatória de cada país é importante para que a convergência de ações ocorra de forma sólida.

O diretor-adjunto da Anvisa, Luiz Roberto Klassman, reafirmou o compromisso do Brasil com a cooperação. “A Anvisa está disposta a contribuir e compartilhar informações e experiências. Essa troca é fundamental para aprimorar práticas”, disse.

Fonte: Anvisa


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Epidemia silenciosa: saúde mental ultrapassa câncer e se torna a maior preocupação dos brasileiros

Em 2024, o Brasil registrou o maior número de afastamentos por transtornos mentais em 10 anos

Saúde Empresarial, por Redação

SUS recebe primeiro lote de medicamento contra o câncer produzido no Brasil

O ministro da saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira que o Sistema Único de Saúde (SUS) recebeu o primeiro lote do medicamento oncológico brasileiro Mesilato de Imatinibe.

Saúde Empresarial, por Redação

Personalidade e genética podem ser o segredo da longevidade

Você quer chegar aos 100 anos de idade? A sua personalidade e a sua genética podem ser o segredo.

Saúde Empresarial, por Redação

Alckmin e Perondi defendem melhor financiamento à saúde pública

Em alguns anos o segmento de saúde será o principal setor da economia mundial, e para isso é necessário investimentos em tecnologia, qualificação e políticas tributárias favoráveis para o segmento.

Deixe seu Comentário:

=