Publicado por Redação em Mercado - 01/03/2023 às 10:34:38

Brasil está entre os países que mais confia no uso da IA no trabalho



A IA (Inteligência Artificial) é cada vez mais utilizada para criar produtos e serviços, aumentar a produtividade, melhorar a tomada de decisões e reduzir custos, automatizando tarefas administrativas e aprimorando a segurança cibernética.

Mas apesar disso, a IA ainda não é bem compreendida, e trazer essa tecnologia para o mundo do trabalho é um desafio, especialmente para garantir que os funcionários entendam como usá-la e confiem nos seus métodos. Hoje, mais da metade dos trabalhadores não confiam na IA no trabalho, segundo um estudo global da consultoria KPMG em parceria com a Universidade de Queensland, na Austrália. Mas o Brasil é um dos países mais confortáveis com o tema.

A pesquisa ouviu mais de 17 mil pessoas em 17 países líderes em uso da IA em cada região global, como Brasil, China, Alemanha, Reino Unido, África do Sul, Coreia do Sul e EUA, e procurou entender como as pessoas se sentem sobre o uso da IA no universo profissional.


Confiança na Inteligência Artificial

Três em cada cinco pessoas (61%) não têm certeza ou tendem a não confiar na Inteligência Artificial. As gerações mais jovens e pessoas com formação universitária são mais receptivas. E a confiança e a aceitação também dependem do tipo de aplicação dessa tecnologia. Por exemplo, o uso da IA na área da saúde é mais confiável do que para recursos humanos. As pessoas tendem a acreditar na capacidade e utilidade dos sistemas de IA, mas são mais céticas em relação à sua segurança, proteção e justiça.

Também existem diferenças importantes entre os países pesquisados. Trabalhadores de países ocidentais estão entre os que menos confiam no uso da IA no trabalho, enquanto Brasil, China, Índia e África do Sul, por exemplo, são mais confiantes e estão confortáveis com essa tecnologia.


Uso no dia a dia profissional

Um terço das pessoas diz que nunca usa a Inteligência Artificial no local de trabalho e outros 13% não têm certeza. Segundo a pesquisa, isso sugere que muitos não entendem como essa tecnologia é usada atualmente.

A maioria (55%) se sente confortável com o uso da IA ​​no trabalho para automatizar tarefas na tomada de decisões gerenciais – inclusive, as pessoas preferem que a tecnologia esteja envolvida a uma tomada de decisão unicamente humana, mas ainda querem que os humanos mantenham o controle.


Benefícios da IA

Apesar de muitos não confiarem no uso da IA no trabalho, a maioria entende que essa tecnologia pode trazer – e já está trazendo – inúmeros benefícios para as rotinas profissionais em diversos setores. 85% conseguem enxergar esses benefícios, incluindo eficiência, eficácia e inovação.

Em média, apenas uma em cada duas pessoas acredita que os benefícios da IA ​​superam os riscos. Trabalhadores no Brasil, Índia, China e África do Sul têm as opiniões mais positivas sobre os benefícios da IA. Por outro lado, Austrália, Canadá, Reino Unido e Japão são os menos positivos em relação a essa tecnologia.


Riscos da IA

E a maioria (73%) também reconhece os riscos significativos trazidos pela Inteligência Artificial, e para 71% dos entrevistados, é necessária uma regulamentação dessa tecnologia.

A segurança cibernética é classificada como o principal risco globalmente, seguida pelo uso prejudicial da IA, perda de empregos (especialmente na Índia e na África do Sul), perda de privacidade, falha do sistema (especialmente no Japão), desqualificação e enfraquecimento dos direitos humanos.

Exceto na China e na Índia, a maioria acredita que a IA eliminará mais empregos do que criará – 77% estão preocupados com a perda de empregos.



Fonte: Forbes


Massificados

Posts relacionados

Mercado, por Redação

Metade das competências profissionais serão irrelevantes em 2025, diz estudo

Com o avanço da inteligência artificial, até mesmo altos executivos estão preocupados com a absorção das suas tarefas pela tecnologia

Mercado, por Redação

Futuro do trabalho: os líderes que moldam o escritório do amanhã

A lista inaugural da Forbes de líderes, executivos, pensadores e equipes que estão, hoje, construindo o escritório de amanhã e deixando sua marca no mundo profissional.

Deixe seu Comentário:

=