Publicado por Redação em Notícias Gerais - 09/09/2015 às 11:50:56

Bebês completam dentição de leite com dois anos

Se ao completar 1 ano de idade, o bebê não tiver nenhum dente na boca, é recomendado procurar um odontopediatra

O primeiro dente costuma nascer por volta dos 6 meses e a criança apresentará a dentição completa por volta dos 2 anos

A fase da dentição pode ser temida por muitas mães, os relatos de quem já passou pela fase é de crianças irritadas, com febre e preocupação de quem assiste a tudo isso. Mas saiba que há meios de aliviar os sintomas, e saber o que te espera pode ajudar na hora de enfrentar a situação.

“O primeiro dente costuma nascer por volta dos 6 meses e a criança apresentará a dentição decídua (de leite) completa (com 20 dentes na boca, 10 na arcada superior e 10 na arcada inferior) por volta dos 2 anos 2 anos e meio”, diz a odontopediatra Fernanda Raven.

Os primeiros dentes que nascem são os incisivos centrais inferiores, ou os dentes da frente da parte de baixo da boca. Aos oito meses irrompem os incisivos centrais superiores – dentes da frente da parte de cima. Então, entre nove e 10 meses, o bebê terá os quatro dentes da frente nas duas arcadas. Próximo aos 16 meses, surgem os primeiros molares nas arcadas superior e inferior. Aos 18 meses os caninos irrompem e, entre dois anos e dois anos e meio, a dentição decídua estará completa com o nascimento dos segundos molares.

“Cada criança tem seu ritmo e esse tempo pode variar, o que não significa que há algo anormal se atrasar ou adiantar. Se ao completar 1 ano de idade, o bebê não tiver nenhum dente na boca, é recomendado procurar um odontopediatra para fazer uma avaliação e diagnóstico”, afirma a especialista.

Para aliviar

Durante a fase de nascimento dos dentes, o bebê pode ficar muito irritado e inquieto, pode babar muito, as gengivas podem ficar inchadas, avermelhadas, e a criança costuma levar tudo à boca por conta da coceira na gengiva.

“Para aliviar os sintomas é recomendado o uso de mordedores e se estiver calor pode ser utilizado o mordedor gelado, dessa forma, o alívio será maior. Alguns têm água dentro para deixar na geladeira e dar para o bebe morder. Bebidas e alimentos frios ajudam a aliviar a coceira da gengiva, como frutas direto da geladeira. Os pais também podem fazer massagem na gengiva do bebê com uma gaze enrolada no dedo indicador, embebida em água fria”, explica Fernanda.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Empresas e pessoas físicas com US$ 100 mil ou mais no exterior devem entregar declaração ao BC

O Banco Central (BC) começa a receber, no dia 15, a Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior (CBE) relativa ao ano de 2012. De acordo com a Circular nº 3.624, publicada nesta quarta-feira (6), a declaração anual deve ser entregue até as 18h de 5 de abril.

Notícias Gerais, por Redação

Planalto prevê crescimento médio de 4,7% no governo Dilma

Com a divulgação ontem da expansão de apenas 2,7% no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, o Planalto projeta agora uma média de crescimento nos quatro anos do governo Dilma Rousseff de 4,7%, de acordo com números divulgados no balanço do PAC

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa deve subir só no 2º semestre de 2012, dizem analistas

Em 2011, a crise financeira europeia e o fraco desempenho da economia dos EUA fez com que o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) ficasse longe dos 80 mil pontos previstos por alguns analistas no final de 2010.

Notícias Gerais, por Redação

De olho em pacote italiano e reunião na Europa, Bovespa sobe 1,9%

A valorização das Bolsas europeias e americanas na abertura desta semana embala novo dia de ganhos no mercado acionário brasileiro.

Notícias Gerais, por Suporte AWSoft!

Empreendedor do ano 2010

Edson Bueno, nascido em uma família pobre no interior paulista, o médico fundador da Amil tornou-se o líder no mercado brasileiro de saúde ao comprar a concorrente Medial Saúde e ao tornar-se o maior acionista individual da Diagnósticos da América...

Deixe seu Comentário:

=