Publicado por Redação em Notícias Gerais - 11/08/2011 às 15:41:09
Bancos poderão ser proibidos de cobrar pela 2° via de recibo de caixa automático
SÃO PAULO – Os bancos poderão ser proibidos por lei de cobrar pela emissão da segunda via de comprovante de pagamento cuja primeira via tenha sido emitida em papel de baixa qualidade.
A medida foi proposta pelo deputado Weliton Prado (PT-MG), através do Projeto de Lei 690/11, que está sendo analisado pela Câmara. Prado, além de ser contra as impressões dos comprovantes em papéis de baixa qualidade, ainda observou que como o material é termossensível, tornando o documento ilegível em pouco tempo, acaba sendo impossível comprovar o pagamento no futuro.
Defesa do consumidor
De acordo com a Agência Câmara, o autor argumenta que o ônus pela escolha de papel impróprio não pode ser repassado ao consumidor, que é frequentemente obrigado a pagar pela emissão da 2ª via do comprovante para corrigir uma falha do primeiro documento que é transitório e impróprio aos fins a que se destina.
Prado também reclama que as instituições financeiras costumam cobrar um valor alto e desproporcional para a simples impressão eletrônica da segunda via. Para ele, o preço cobrado também tem como objetivo lucrar com a operação.
Baixa qualidade
De acordo com o texto da proposta, o recibo de qualquer tipo de operação bancária, que não durar 5 anos, será considerado de baixa qualidade, entre eles é possível citar o de pagamento de contas, saques, depósitos, aplicações, resgates, transferências, investimentos e empréstimos.
No caso dos recibos de financiamento imobiliários, serão considerados de baixa qualidade aqueles que não durarem ao menos dez anos.
A proposta estabelece que os infratores estão sujeitos a advertência e multa de R$ 200 por usuário prejudicado, dobrada a cada reincidência, até a terceira.
Tramitação
A proposta foi apensada ao PL 980/07, que obriga os bancos a emitir os comprovantes de pagamentos efetuados em terminais eletrônicos em papel de longa durabilidade de impressão. As propostas serão analisadas em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: web.infomoney.com.br | 11.08.11
Posts relacionados
Brasil deve recuperar posto de 6ª maior economia em 2013, mostra FMI
Em 2012, país voltou a perder a posição para o Reino Unido. Previsão do fundo é que PIB brasileiro supere o da França em 2016.
Senado aprova que pessoa física deduza doações a escolas de IR
Pessoas físicas poderão deduzir da base de cálculo do Imposto de Renda (IR) as doações efetuadas a instituições públicas de educação básica e superior. Essa possibilidade é prevista em projeto de lei aprovado nesta terça-feira (13) pelo Senado.
Ibovespa opera em alta, aos 59 mil pontos
Às 10h27 (horário de Brasília), o índice paulista avançava 1,58%, aos 59.245 pontos.
Mortalidade materna caiu 19% em 2011, diz Dilma
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (5) que a mortalidade materna em 2011 caiu 19% em relação a 2010.
Bovespa avança 1,10% na abertura; dólar marca R$ 1,75
A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) oscila em terreno positivo nos primeiros negócios registrados nesta quarta-feira.


