Publicado por Redação em Notícias Gerais - 15/06/2011 às 13:23:12

Bancos: mesmo com inclusão da baixa renda, gerenciar riquezas deve ser foco

SÃO PAULO - Mesmo com a crescente inclusão financeira de pessoas que ainda não possuem conta bancária, os bancos  de países emergentes devem continuar focando em gerenciamento de riquezas, segundo dados divulgados no estudo global From Complexity to Client Centricity, conduzido pelo IBM Institute for Business Value em parceria com o Economist Intelligence Unit.

De acordo com a pesquisa, nos mercados emergentes, o crescimento e o lucro dos bancos estão cada vez mais relacionados com a inclusão financeira de pessoas que ainda não possuem conta bancária, sendo que, no Brasil, há mais de 50 milhões de pessoas não bancarizadas, o que equivale a 49% da população economicamente ativa (53% do total de brasileiros).

Apesar desta oportunidade, o estudo ressalta a necessidade de os bancos investirem em gerenciamento de riquezas, já que a população de alta renda continuará crescendo e procurando por atendimento customizado.

“No Brasil, estamos vivendo um momento promissor para as instituições financeiras. Além de terem a oportunidade de capturar muitos clientes novos, observam a evolução de seus clientes existentes, que passam de usuários de transações bancárias mais simples para poupadores, tomadores de crédito e empresários. Este ciclo é muito interessante e demanda foco diferenciado para este público”, diz o líder de soluções para indústria financeira da IBM na América Latina, Roberto Bisca.

Maduros e emergentes
Ainda conforme o levantamento da IBM, tanto as instituições financeiras de países emergentes como as dos mercados maduros devem orientar seus produtos de acordo com o comportamento e atitudes do cliente, em vez de considerar apenas dados como faixa etária, gênero e distribuição geográfica.

Atualmente, apenas 27% dos mercados maduros e 32% dos emergentes segmentam suas avaliações a partir de dados comportamentais do cliente. Nos próximos três anos, estima-se que estes percentuais passem a 61% e 63%, respectivamente.

O estudo contou com a participação dos 200 principais bancos do mundo, sendo 28% das Américas, 36% da Europa e 36% da Ásia e Austrália.

Fonte: web.infomoney.com.br | 15.06.11


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

PE: bando desviou R$ 8 mi de seguro-desemprego e Bolsa Família, diz PF

  A Polícia Federal iniciou uma operação na manhã desta segunda-feira contra uma quadrilha suspeita de desviar dinheiro que seria destinado ao pagamento de seguro-desemprego e do programa Bolsa Família em Olinda (PE), na região metropolitana do Recife.

Notícias Gerais, por Redação

Acordo vai permitir que Receita fiscalize empresas brasileiras nos EUA

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (13) um decreto legislativo que aprova o texto de um acordo entre os governos brasileiro e norte-americano para o intercâmbio de informações tributárias, que foi celebrado entre os dois países em 20 de março de 2007.

Notícias Gerais, por Redação

Previdência privada e juros baixos

Em função do IR reduzido que incide sobre todos os planos, a previdência privada aberta deverá se manter como uma das mais interessantes alternativas de investimento financeiro

Notícias Gerais, por Redação

Senado aprova projeto que regulamenta direito de resposta na mídia

O Senado aprovou nesta quarta-feira (14) projeto que regulamenta o direito de resposta na imprensa para pessoas ou entidades que se sentirem ofendidas pelo conteúdo publicado.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa tem alta após leilão de títulos na França

A Bovespa operava em alta nesta segunda-feira, após um leilão bem sucedido de títulos na França, e também sob influência do vencimento de opções sobre ações, com foco em Petrobras e Vale.

Notícias Gerais, por Redação

Rússia pede na ONU garantias sobre escudos antimísseis dos EUA

O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, pediu novamente nesta terça-feira, diante da Assembleia Geral da ONU, "garantias legais sólidas" sobre o projeto de escudo antimísseis americano que será montado na Europa.

Deixe seu Comentário:

=