Publicado por Redação em Notícias Gerais - 25/08/2011 às 12:28:36
Bancos enxergam crescimento econômico mais fraco na Zona do Euro
SÃO PAULO - Dando continuidade a série de "downgrades" nas previsões de crescimento para a economia da Zona do Euro, os suíços UBS e Credit Suisse, além do norte-americano Citigroup anunciaram nesta quinta-feira (25) uma revisão em baixa das estimativas de expansão do PIB (Produto Interno Bruto) da região.
A instituição dos EUA foi a única a não divulgar números, mas alertou sobre a fragilidade da região, citando que a economia do bloco vai sofrer forte arrefecimento.
Já os números do UBS apontam para um crescimento de 1% na economia do bloco do euro no ano que vem, metade do inicialmente estimado. A previsão de alta para 2011 foi mantida em 1,8%.
Conforme publicação do periódico luso Jornal de Negócios, o banco ressalta que o impacto da turbulência dos mercados "é muito difícil de quantificar". Apesar de acreditar que o reflexo será menor do que o sentido na crise de 2008/2009, "há risco de estar sendo subestimado".
No mesmo sentido, o Credit Suisse vê agora que a Zona do Euro deve crescer 1,7% em 2011 e 1% no próximo calendário. As estimativas anteriores indicavam avanços de 2,3% e 2,5%, respectivamente. "É evidente que a incerteza política e a turbulência financeira dos últimos dois meses teve um impacto negativo na confiança dos investidores e na atividade econômica na Europa", justificam os economistas do Credit Suisse numa nota citada pelo jornal português Diário Económico.
Fonte: web.infomoney.com.br | 25.08.11
Posts relacionados
Lei muda mercado de cuidador de idosos
Famílias vão optar por levar idosos para instituição, prevê presidente de associação
Certificado digital será obrigatório para sociedades limitadas a partir de julho
A partir do próximo dia 2 de julho (segunda-feira), o uso de certificado digital para o registro de empresas no modelo de sociedade limitada será exigido pela Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.
Dilma pede controle de gastos ao Congresso
Em sua mensagem para a reabertura dos trabalhos do Congresso, amanhã, a presidente Dilma Rousseff fará um apelo à austeridade fiscal e ao controle de gastos.
Dólar tem forte queda e cede para R$ 1,83; Bovespa sobe 0,59%
Utilizado para as operações financeiras e de comércio exterior, o dólar comercial foi trocado por R$ 1,832 nas últimas operações desta quarta-feira, o que representa uma forte queda de 1,87% em cima do fechamento de ontem.


