Publicado por Redação em Notícias Gerais - 25/08/2011 às 12:28:36

Bancos enxergam crescimento econômico mais fraco na Zona do Euro

SÃO PAULO - Dando continuidade a série de "downgrades" nas previsões de crescimento para a economia da Zona do Euro, os suíços UBS e Credit Suisse, além do norte-americano Citigroup anunciaram nesta quinta-feira (25) uma revisão em baixa das estimativas de expansão do PIB (Produto Interno Bruto) da região.
 
A instituição dos EUA foi a única a não divulgar números, mas alertou sobre a fragilidade da região, citando que a economia do bloco vai sofrer forte arrefecimento. 
 
Já os números do UBS apontam para um crescimento de 1% na economia do bloco do euro no ano que vem, metade do inicialmente estimado. A previsão de alta para 2011 foi mantida em 1,8%. 
 
Conforme publicação do periódico luso Jornal de Negócios, o banco ressalta que o impacto da turbulência dos mercados "é muito difícil de quantificar". Apesar de acreditar que o reflexo será menor do que o sentido na crise de 2008/2009, "há risco de estar sendo subestimado".
 
No mesmo sentido, o Credit Suisse vê agora que a Zona do Euro deve crescer 1,7% em 2011 e 1% no próximo calendário. As estimativas anteriores indicavam avanços de 2,3% e 2,5%, respectivamente. "É evidente que a incerteza política e a turbulência financeira dos últimos dois meses teve um impacto negativo na confiança dos investidores e na atividade econômica na Europa", justificam os economistas do Credit Suisse numa nota citada pelo jornal português Diário Económico.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 25.08.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Vacina contra ebola passa em teste inicial de segurança

Produto não causou efeitos colaterais graves em todos os 20 voluntários. Voluntários desenvolveram anticorpos anti-ebola em quatro semanas.

Notícias Gerais, por Redação

Tributos: isenção do IR na PLR será definida na manhã de hoje

A isenção do IR (Imposto de Renda) na PLR (Participação nos Lucros e Resultados) poderá ser anunciada nesta terça-feira (8) pelo governo, segundo informações do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Notícias Gerais, por Redação

Mercado interno puxa altas da Bovespa

A Bovespa (Bolsa de Valore de São Paulo) entrou no último mês de 2011 com queda acumulada de 17,94%. Isso não significa, porém, que todos os investidores do mercado tenham perdido dinheiro neste ano.

Notícias Gerais, por Redação

Brasileira Embraer é alvo de protecionismo nos EUA

A Embraer se tornou alvo de uma campanha protecionista nos Estados Unidos, cujo objetivo é impedi-la de vencer um contrato da Força Aérea americana de quase US$ 1 bilhão, informa reportagem de Patrícia Campos Mello publicada na edição desta terça-feira da Folha.

Deixe seu Comentário:

=