Publicado por Redação em Notícias Gerais - 25/08/2011 às 12:28:36
Bancos enxergam crescimento econômico mais fraco na Zona do Euro
SÃO PAULO - Dando continuidade a série de "downgrades" nas previsões de crescimento para a economia da Zona do Euro, os suíços UBS e Credit Suisse, além do norte-americano Citigroup anunciaram nesta quinta-feira (25) uma revisão em baixa das estimativas de expansão do PIB (Produto Interno Bruto) da região.
A instituição dos EUA foi a única a não divulgar números, mas alertou sobre a fragilidade da região, citando que a economia do bloco vai sofrer forte arrefecimento.
Já os números do UBS apontam para um crescimento de 1% na economia do bloco do euro no ano que vem, metade do inicialmente estimado. A previsão de alta para 2011 foi mantida em 1,8%.
Conforme publicação do periódico luso Jornal de Negócios, o banco ressalta que o impacto da turbulência dos mercados "é muito difícil de quantificar". Apesar de acreditar que o reflexo será menor do que o sentido na crise de 2008/2009, "há risco de estar sendo subestimado".
No mesmo sentido, o Credit Suisse vê agora que a Zona do Euro deve crescer 1,7% em 2011 e 1% no próximo calendário. As estimativas anteriores indicavam avanços de 2,3% e 2,5%, respectivamente. "É evidente que a incerteza política e a turbulência financeira dos últimos dois meses teve um impacto negativo na confiança dos investidores e na atividade econômica na Europa", justificam os economistas do Credit Suisse numa nota citada pelo jornal português Diário Económico.
Fonte: web.infomoney.com.br | 25.08.11
Posts relacionados
Brasil evita fim do protecionismo
Nos últimos dias, o empresário vendeu 117,2 milhões de ações da petroleira, o segundo movimento do gênero em uma semana
Fazenda estima R$ 164 bi em desonerações até 2014
Somadas, todas as medidas de desoneração de setores da economia previstas para 2013 e 2014 somam quase R$ 164 bilhões. Este é o montante que deixará de entrar nos cofres públicos em forma de impostos federais que não serão cobrados dos setores beneficiados pela medida.
Veja como regularizar a situação quando cair na malha fina do IR
Verificação pode ser feita pela internet, no site da Receita Federal. No ano passado, 569 mil contribuintes caíram na malha fina do leão.
Empresas pagam 1ª parcela do 13º; confira os melhores investimentos
Até o dia 30 de novembro as empresas devem pagar a primeira parcela do 13º salário e quem está com as contas em dia e pretende investir esse dinheiro para uso em curto prazo deve optar por aplicações mais conservadoras, de acordo com especialistas.
Bolsas da Ásia têm pouca variação antes de leilão espanhol
As Bolsas de Valores da Ásia operaram em margens apertadas nesta quinta-feira, antes da venda de títulos espanhóis vista como um teste chave sobre o apetite dos investidores por risco, em meio a novos temores sobre a crise da dívida da zona do euro.


