Publicado por Redação em Notícias Gerais - 16/12/2011 às 12:54:43

Avaliação positiva do governo Dilma sobe para 56%, diz CNI/Ibope

A avaliação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff voltou a subir entre setembro e dezembro, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada na manhã desta sexta-feira (16). O índice de pessoas que consideram a gestão como ótima/boa passou de 51% para 56%.

A aprovação pessoal da presidente ficou praticamente estável --passou de 71% para 72%. Essa é a quarta pesquisa CNI divulgada neste ano. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Foram entrevistados 2.002 pessoas em 142 municípios, entre os dia 2 e 5 de dezembro.

De acordo com a pesquisa, denúncias de corrupção são os assuntos mais lembrados da gestão petista. No total, 28% dos entrevistados citaram alguma notícia ligada a irregularidades.

Questionados sobre as notícias do governo, 23% dos entrevistados apontaram o escândalo envolvendo o ex-ministro Carlos Lupi (Trabalho), envolvido em suspeitas de irregularidades nos convênios da pasta e que deixou o governo após a Folha revelar que ele ocupou dois cargos públicos irregularmente.

Outros 10% também lembraram a saída de ministros, sendo que seis deixaram o governo por denúncias de irregularidades.

A política de juros do governo é aprovada por 33% dos entrevistados. O combate à inflação é desaprovado por 52%.

Para 57%, o governo Dilma é igual ao governo do ex-presidente Lula, enquanto 12% afirmam que é melhor.

Entre os pesquisados, 30% aprovam a política de saúde, 67% desaprovam e 3% não souberam responder.

DADOS

De acordo com a sondagem, a desaprovação do desempenho pessoal de Dilma ficou estável, registrada com 21% dos entrevistados. Outros 7% não souberam responder.

A avaliação regular do governo teve uma leve queda, passando de 34% para 32%. O índice dos que consideram a gestão ruim ou péssima passou de 11% para 9%.

Na comparação entre os governos Dilma, Lula e Fernando Henrique Cardoso, a avaliação de "ótimo" ou "bom" da presidente é a melhor da série histórica do final do primeiro ano de mandato.

Dilma registrou 56% (mesmo índice alcançado em março), enquanto Lula tinha 41% e Fernando Henrique, 43%.

CNI

Para o gerente executivo da unidade de pesquisa da CNI, Renato da Fonseca, apesar dos escândalos serem os mais lembrados, a presidente conseguiu se distanciar.

"Houve um descolamento. As pessoas estão culpando mais os ministros do que a presidente", disse.

Sobre o aumento na aprovação do governo, ele acredita que é puxado pela baixa taxa de desemprego e pela "satisfação" com a economia.

A boa aprovação da gestão foi assegurada pelas regiões Sul e Nordeste. Entre os que avaliam o governo com ótimo ou bom, a presidente tem a menor aprovação na classe média, 49% com mais de 5 salários mínimos até 10 salários. Nas outras rendas, o índice varia entre 56% e 66%.

Fonte:www1.folha.uol.com.br|15.12.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

IR: filho maior de 21, com faculdade trancada, pode ser considerado dependente?

De acordo com o artigo 35 da lei número 9.250, de 1995, um filho pode ser considerado dependente até os 24 anos de idade, desde que esteja cursando estabelecimento de ensino superior ou escola técnica de 2º grau.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa opera em alta, seguindo mercados externos

A Bovespa operava em alta nesta quinta-feira, seguindo o movimento dos mercados europeus e dos índices futuros das bolsas dos Estados Unidos.

Notícias Gerais, por Redação

Eletrobras tem lucro líquido de R$ 1,5 bilhão no 3º trimestre

A Eletrobras anunciou nesta sexta-feira (11) ter registrado lucro líquido de R$ 1,564 bilhão no terceiro trimestre. O resultado é 379% superior ao registrado no trimestre anterior.

Deixe seu Comentário:

=