Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 08/10/2013 às 09:02:08

Aplicações M2M como alternativa para melhorar o setor de Saúde

O M2M (Machine to Machine) é um mercado fragmentado com inúmeras aplicações atendendo a diversas verticais, como Transporte, Segurança, Energia, Pagamentos, entre outros. Porém, a premissa básica é a mesma em todas as aplicações: capturar informações por meio de diversos dispositivos instalados em pontos remotos e transmitir e processar esses dados por um servidor central, o qual eventualmente retorna uma resposta ou dispara uma ação.

Uma complexa cadeia de valor é utilizada neste processo de interconexão remota de máquinas, onde o elemento responsável por prover a conectividade é o chamado Provedor de Serviços de Comunicações, ou PSC. O mesmo pode contribuir significativamente para o sucesso dos projetos de M2M ao adicionar valor à cadeia M2M e permitir a simplificação dos processos.

Uma das verticais que podem se beneficiar desta “adição de valor” é a área de Saúde, onde estão cada vez mais presentes as aplicações M2M. O desenvolvimento tecnológico, o envelhecimento da população e um requerimento cada vez maior pelo “bem estar” são alguns dos direcionadores do surgimento de aplicações M2M nessa área.

Diversas aplicações já são disponibilizadas para Telemedicina, como monitoramento de atividade física e programas de autotreinamento para praticantes de modalidades esportivas; programas de dieta e monitoramento de calorias; monitoramento de pacientes através da conexão remota a centros de diagnóstico de equipamentos (monitores cardíacos, de pressão arterial, dentre outros); transmissão de exames a especialistas a fim de obter aconselhamento em tempo real; e benchmark por meio de acesso à literatura e informações específicas.

O Provedor de Serviços de Comunicações garante a conectividade dos equipamentos que ficam com o paciente e pode também fornecer serviços de valor adicionado que aumentam a confiabilidade e simplificam a implementação e operação dos sistemas de Telemedicina.

Entre estas soluções estão sistemas de gerenciamento online que permitem verificar em tempo real a conexão de equipamentos remotos e analisar os dados transmitidos; conexões redundantes garantindo maior disponibilidade e funcionamento contínuo dos serviços de telemedicina, hospedagem segura de aplicações e bancos de dados que garantem privacidade e segurança da informação.

É possível, também, integrar e certificar sistemas e dispositivos remotos; aplicar processos padronizados de gestão de TI para permitir visibilidade sobre alterações, operação, capacidade e continuidade dos serviços; e fornecer sistemas de Inteligência para tratamento de Big Data que permitam obter informações para planejamento e melhoria de políticas de saúde.

Adicionalmente, além das aplicações de Telemedicina, podem também ser considerados outras aplicações de natureza administrativa, como sistemas de atendimento e agendamento de consultas de pacientes, automatização de histórico de pacientes, controle de insumos, integração com os sistemas de gestão de planos das operadoras de saúde e outras aplicações que otimizam processos e melhoram as condições do sistema de saúde, tanto público quanto privado.

Em um país como o Brasil, onde, de acordo com a pesquisa “CNI-IBOPE Retratos da Sociedade Brasileira Saúde Pública”, de 2012, 68% da população tem a rede pública como único ou principal fornecedor de serviços de saúde, e 61% consideram estes serviços ruins ou de péssima qualidade, a introdução de sistemas de telemedicina e outros associados à saúde que utilizem aplicações M2M e serviços de valor adicionado a fim de melhorar a gestão e o processo como um todo, tem na tecnologia um aliado importante para melhorar a prestação de serviços de saúde para a população.

* Max Ciqueira é consultor para M2M da Lyra Network

Fonte: www.saudeweb.com.br


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Comer durante a noite pode desregular o 'relógio alimentar'

Durante as férias e festas de fim de ano, é comum comer mais tarde do que o usual, ou mesmo no meio da noite. Estudos mostram que essas atitudes podem desregular o 'relógio alimentar' presente no organismo, que controla os períodos em que o corpo se prepara para se alimentar.

Saúde Empresarial, por Redação

Saúde libera R$ 24,5 milhões para atendimento às pessoas com deficiência

O Ministério da Saúde autorizou a liberação de R$ 24,5 milhões para o atendimento de pessoas com deficiência. Os recursos são destinados a municípios de 22 estados, além do Distrito Federal.

Saúde Empresarial, por Redação

Saúde amplia equipes que atuam na Atenção Básica

Foram habilitadas 42 Equipes de Saúde da Família, 865 Agentes Comunitários de Saúde, 95 Equipes de Saúde Bucal e 44 Núcleos de Apoio à Saúde da Família.

Saúde Empresarial, por Redação

Conheça dez maneiras de evitar a perda do cálcio no organismo

A falta de cálcio no organismo pode levar a espasmos musculares e nervosos, raquitismo e osteoporose, entre outros problemas.

Saúde Empresarial, por Redação

Atendimento vip melhora a saúde de 85% dos bebês em hospital paulista

Emmanuel nasceu no domingo (1º), com mais de 4 kg, e teve alta na terça-feira (3). Mas dia 4 mesmo já estava de volta ao Hospital Estadual de Vila Alpina, na zona leste de São Paulo.

Saúde Empresarial, por Redação

Laboratórios devem abater preço dos produtos para o Poder Público

Segundo MPF, as empresas têm descumprido a resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) que determina que as compras governamentais tenham direito a abatimento de 24,69% nos preços

Deixe seu Comentário:

=