Publicado por Redação em Previdência Corporate - 07/06/2011 às 14:39:19

Apenas 43% da população se sente financeiramente pronta para aposentadoria

SÃO PAULO – Apesar da aposentadoria  ser considerada pela maioria como a fase da liberdade, estudo mostra que apenas 43% da população brasleira se sente devidamente preparada financeiramente para essa etapa da vida.

A pesquisa do banco HSBC, conhecida como O Futuro da Aposentadoria, ainda mostrou que 60% dos entrevistados consideram importante ter dinheiro suficiente para viver na aposentadoria.

Preocupações
Entre os 1.027 entrevistados brasileiros, 47% se mostrou um pouco ou muito preocupado sobre serem capazes de enfrentar a aposentadoria. As principais questões relacionadas a essa fase têm a ver com doenças e eventos imprevistos que esgotariam a  poupança.

A preocupação com a saúde é maior entre aqueles na faixa dos 30 anos de idade e também entre mulheres na faixa dos 50 anos.

Obstáculos à poupança
A dívida das famílias se coloca como principal obstáculo à poupança, necessária para uma aposentadoria tranquila. Cerca de 16% das pessoas consideram esta questão como uma barreira para a poupança, tanto de longo prazo como de curto prazo.

Grande parte dos entrevistados também se mostra preocupada com a aposentadoria por conta de custos com educação de filhos e netos, (24%). Outra parcela importante (26%) está preocupada com os custos de cuidar dos pais na velhice.

Cenário global
O estudo, que contou com 17.000 entrevistados em 17 países, mostrou que 41% se sentem pouco preparados para a aposentadoria. Uma parcela significativa, de 67%, se mostrou preocupada em não conseguir se manter financeiramente nesse período.

Os dados ainda mostraram que quase um em cada dez dos entrevistados aceita que terá que continuar a trabalhar na aposentadoria, sendo que o emprego pago é visto como principal renda nessa época.

Fonte: web.infomoney.com.br | 07.06.11


Seguros Pessoais

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Futuro tranquilo: conheça 5 opções para complementar sua aposentadoria

  A estratégia de colocar os ovos em várias cestas é a mais recomendada para formar um patrimônio sólido e alcançar uma vida melhor no longo prazo

Previdência Corporate, por Redação

Mais de 4 milhões de contribuintes já declararam o IR

Decorrido quase metade do prazo de entrega da Declaração do Imposto  de Renda da Pessoa Física, a Receita Federal do Brasil recebeu, até às 9h desta segunda-feira (25), 4,33 milhões de declarações em todo o Brasil, o que representa 16,6% do total esperado (26 milhões).

Previdência Corporate, por Redação

Previdência vai recadastrar aposentados e pensionistas a partir de março

A Previdência vai fazer um novo recadastramento de aposentados e pensionistas.

Previdência Corporate, por Redação

Primeira parcela do 13º salário deve ser paga até hoje

Patrões e empresas têm até esta sexta-feira (30) para depositar a primeira parcela do 13º salário.

Previdência Corporate, por Redação

Senado aprova proposta que isenta idoso com mais de 65 anos do Imposto de Renda

Projeto de lei que isenta contribuintes com mais de 65 anos do pagamento do imposto de renda foi aprovado nesta quarta-feira (8) pela Comissão de Assuntos Sociais.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência ajuíza primeira ação regressiva decorrente de acidente de trânsito

Nesta quinta-feira (3), o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Luciano Hauschild, e o procurador-chefe da Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS (PFE/INSS), Alessandro Stefanutto, ajuízam em Brasília a primeira ação regressiva do país em razão de acidentes de trânsito graves - com mortes e lesões sérias - causados pela irresponsabilidade de motoristas.

Deixe seu Comentário:

=