Publicado por Redação em Previdência Corporate - 07/06/2011 às 14:39:19

Apenas 43% da população se sente financeiramente pronta para aposentadoria

SÃO PAULO – Apesar da aposentadoria  ser considerada pela maioria como a fase da liberdade, estudo mostra que apenas 43% da população brasleira se sente devidamente preparada financeiramente para essa etapa da vida.

A pesquisa do banco HSBC, conhecida como O Futuro da Aposentadoria, ainda mostrou que 60% dos entrevistados consideram importante ter dinheiro suficiente para viver na aposentadoria.

Preocupações
Entre os 1.027 entrevistados brasileiros, 47% se mostrou um pouco ou muito preocupado sobre serem capazes de enfrentar a aposentadoria. As principais questões relacionadas a essa fase têm a ver com doenças e eventos imprevistos que esgotariam a  poupança.

A preocupação com a saúde é maior entre aqueles na faixa dos 30 anos de idade e também entre mulheres na faixa dos 50 anos.

Obstáculos à poupança
A dívida das famílias se coloca como principal obstáculo à poupança, necessária para uma aposentadoria tranquila. Cerca de 16% das pessoas consideram esta questão como uma barreira para a poupança, tanto de longo prazo como de curto prazo.

Grande parte dos entrevistados também se mostra preocupada com a aposentadoria por conta de custos com educação de filhos e netos, (24%). Outra parcela importante (26%) está preocupada com os custos de cuidar dos pais na velhice.

Cenário global
O estudo, que contou com 17.000 entrevistados em 17 países, mostrou que 41% se sentem pouco preparados para a aposentadoria. Uma parcela significativa, de 67%, se mostrou preocupada em não conseguir se manter financeiramente nesse período.

Os dados ainda mostraram que quase um em cada dez dos entrevistados aceita que terá que continuar a trabalhar na aposentadoria, sendo que o emprego pago é visto como principal renda nessa época.

Fonte: web.infomoney.com.br | 07.06.11


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

INSS define regras para a aposentadoria de deficiente

O INSS definiu as regras para a aposentadoria de deficientes. A aposentadoria sem desconto também beneficiará quem se tornou deficiente após se filiar ao INSS, segundo o secretário de Políticas da Previdência Social, Leonardo Rolim.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência privada é atraente para jovens, dizem economistas

Quanto você quer ganhar depois de se aposentar? Essa é uma preocupação que parte da população costuma ter apenas anos antes de chegar a se aposentar. Mas a contribuição com a previdência pública é suficiente para garantir tranquilidade?

Previdência Corporate, por Redação

Previdência privada tem o maior crescimento desde 2003, diz jornal

O cenário de juros baixos atual e o alto nível de emprego no País fizeram com que, em 2012, arrecadação do mercado de previdência privada tivesse o maior crescimento desde 2003, de acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo publicadas nesta quarta-feira.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência complementar de servidor começa em 2013

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, disse nesta quarta-feira que o novo sistema de fundos de previdência complementar dos servidores públicos deve começar a funcionar nos primeiros dias de 2013.

Previdência Corporate, por Redação

Rotatividade no Brasil pressiona Previdência

Com terceirização, trabalhadores só contribuem para INSS por 7 meses no ano

Previdência Corporate, por Redação

Rotatividade de trabalhadores terceirizados contribui para o déficit da Previdência

A alta rotatividade entre os trabalhadores formais terceirizados em todo o país pode contribuir para o déficit da Previdência Social. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (5) pelo presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea),

Deixe seu Comentário:

=