Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 14/10/2011 às 13:05:48

Anvisa e Receita apreendem lixo hospitalar enviado dos EUA

Pela segunda vez nas últimas quarenta e oito horas, uma ação conjunta da Anvisa com a Receita Federal identificou outra carga de lixo hospitalar enviada dos Estados Unidos ao Porto de Suape, em Pernambuco. A primeira apreensão aconteceu na terça-feira (11).

Ambas as cargas têm as mesmas características e o mesmo peso: 23, 3 toneladas. Nos documentos de importação, há uma falsa informação de que o material seria tecido de algodão com defeito, remetido do estado de Carolina do Sul. A importadora é uma empresa do ramo têxtil localizada em Santa Cruz do Capibaribe (PE).

O nome da empresa responsável pela importação é mantido em sigilo por decisão das instituições que investigam o caso. O assunto está sendo apurado, também, pela Polícia Federal e pelo Ibama. O Ministério Público Federal foi acionado.

A Anvisa realizou inspeção física após a abertura do container e novamente foi constatado que se tratava de resíduos classificados como potencialmente infectantes, material que a legislação sanitária brasileira denomina de Grupo A, com características de lixo hospitalar.

Os fiscais da Anvisa encontraram lençóis, fronhas, toalhas de banho, batas e pijamas, roupas de bebês, com identificação de vários hospitais, alguns com presença de sujidades e matéria orgânica. Ao fim da inspeção, os resíduos foram recolocados no container, que foi lacrado pela Agência.

A Polícia Federal acompanhou a inspeção e irá elaborar relatório técnico. Representantes do Ibama estiveram com as equipes que atuam no Porto de Suape para tomar ciência da situação e proceder às providências legais do ponto de vista ambiental.

Este ano, mais seis contêineres da mesma empresa entraram pelo Porto de Suape. O levantamento sobre essas entradas está sendo realizado pela Receita Federal e passará a ser rastreado pelos órgãos de fiscalização sanitária e ambiental.

No caso das duas cargas que estão lacradas, o embarque dos materiais dos EUA para o Brasil ocorreu em datas distintas, nos dias 12 e 17 de setembro. Para a Anvisa, o importador será enquadrado por descumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Lei n° 12.305/2010, que proíbe a importação de resíduos sólidos perigosos e rejeitos cujas características causem dano ao meio ambiente e à saúde pública.

A Agência irá apurar a responsabilidade da empresa ainda com base na legislação que define a infração sanitária, a Lei n° 6437/77; e nas resoluções que tratam do gerenciamento de resíduos sólidos nas áreas de portos, a RDC 56/2008, e sobre o destino dos materiais utilizados em serviços de saúde, a RDC 306/2004.

Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 14.10.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Lei cria certificação para empresas que promovem saúde mental

Com o aumento dos casos de Síndrome de Burnout, legislação é sancionada para valorizar empresas que atuam a favor do bem-estar dos colaboradores.

Saúde Empresarial, por Redação

Brasil deve receber mais doses de vacina contra gripe

Enquanto a demanda pela vacina contra influenza continua alta nas clínicas particulares, o País inteiro deve receber mais 100 mil doses este ano. A informação é do médico Ricardo Cunha, responsável pelo setor de vacinas do laboratório Delboni.

Saúde Empresarial, por Redação

Proposta concede isenção do IR a proventos de médicos do SUS

De autoria do deputado André Moura (PSC-SE), o Projeto de Lei 2794/11 isenta do imposto de renda os proventos recebidos do Sistema Único de Saúde (SUS) por médicos. Pelo projeto, são isentos tanto pagamentos na forma de honorário como de salário.

Deixe seu Comentário:

=