Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 18/07/2011 às 13:31:21
A Auditoria na Saúde tem futuro?
	Uma visita ao site do IESS (http://www.iess.org.br/)  nos leva a uma reflexão. Quando observamos os números do setor, disponíveis na 16ª Edição da Nota de Acompanhamento do Caderno de Informação da Saúde Suplementar de março de 2011, disponível em http://iess.org.br/Naciss16edmar11.pdf, percebemos claramente o cenário atual e podemos imaginar o que vem pela frente.
	Ultrapassamos a marca dos 45 milhões de beneficiários, com menos de 10 milhões de usuários em planos individuais, o restante nas diversas modalidades de planos coletivos. As cooperativas médicas (16.458.570) quase empatam com a medicina de grupo (16.833.111) em número de usuários e, pasmem, as seguradoras (5.437.953) empatam com a autogestâo (5.311.299).  
	Obviamente a receita do setor aumentou proporcionalmente e os investimentos em novas tecnologias e modernos instrumentos de gestão idem. E a auditoria em saúde? Qual o papel relevante desempenhado nos últimos anos?
	Houve evolução quanto ao reconhecimento da atividade (nem digo mais “especialidade”) junto ao CFM ou AMB? Que eu saiba apenas alguns estados brasileiros tem associação de médicos auditores atuante, a exemplo do Rio Grande do Sul e Paraná (mais alguma?). Quanto a Câmaras Técnicas no CRM só conheço aquela onde (orgulhosamente) atuei: CREMESP, graças ao esforço individual do brilhante auditor e conselheiro do CRMSP Dr. Antonio Pereira Filho.  
	Aguardo contestações, confesso que ficarei muito feliz se estiver errado.
	Fonte: www.saudeweb.com.br | 18.07.11
                    	
		            
                        		            Posts relacionados
Amamentação é essencial para desenvolvimento oral
	Que o aleitamento materno traz inúmeros benefícios para a saúde do bebê já é fato conhecido por todas as mães. Mas o que muitas ainda não sabem é que o ato de mamar também traz vantagens para o desenvolvimento oral da criança, pois a sucção correta pode garantir uma melhor respiração e progressão orofacial dos pequenos.
                                    Gripe pode evoluir para pneumonia viral, alerta especialista
	 Com as temperaturas mais amenas, os gripes e resfriados chegaram mais cedo este ano. Mas nem todo mundo sabe diferenciar uma doença da outra.
                                    SUS oferta mais unidades de cuidados prolongados
	Ministério investe na melhoria dos serviços de saúde e aprimora a assistência aos pacientes que necessitam de internação prolongada. Investimento inicial  é de R$ 89,1 milhões.
                                    Especialistas americanos são favoráveis à medicamento contra obesidade
Nesta quarta-feira, (22), especialista da FDA (agência de controle de medicamentos dos Estados Unidos) recomendou a aprovação do Qnexa, um novo remédio contra obesidade.
                                    Lei orgânica da saúde cria redes com governança
Decreto atualiza SUS e na visão de players e entidades do setor impacta positivamente o mapa nacional de serviços públicos e privados
                                    

