Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 19/08/2011 às 16:39:37

80% das pesquisas clínicas de medicamentos no Brasil visam criar produtos

De acordo com os novos dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o perfil de pesquisa clínica de medicamentos brasileiros, os estudos estão mais concentrados na fase III, ou seja, 80% são para produzir e desenvolver novos produtos.
 
As empresas multinacionais lideram o ranking de pesquisa para desenvolvimento de novos medicamentos. Os dados identificaram ainda que apenas 4% de pesquisas são dedicadas à criação de um novo princípio ativo de medicamento, testado pela primeira vez em humanos.
 
Os estudos ajudam na hora de determinar os riscos e os benefícios das formulações do princípio ativo em curto e longo prazo de cada remédio. Segundo a Anvisa, 22% das pesquisas são realizadas com foco de estudo terapêutico piloto, procuram demonstrar a atividade e estabelecer a segurança do princípio ativo em curto prazo.
 
No momento em que os medicamentos entram no mercado também é realizada uma pesquisa, consideradas da fase IV. Os números ajudam os profissionais que procuram investigar o surgimento de novas reações adversas dos medicamentos usados e confirmar a frequência de surgimento das já conhecidas.
 
Segundo a Anvisa são realizados anualmente 200 estudos clínicos por ano. Entre 2003 e 2010 houve aumento de 80% dos pedidos para realização de pesquisas clínicas.
 
Fonte: www.saudeweb.com.br | 19.08.11

Massificados

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Nos últimos dez anos, Brasil tem déficit de 54 mil médicos

Dos 13 mil profissionais pedidos pelas prefeituras para áreas carentes, apenas 3.800 foram contratados pelo programa que paga R$ 8 mil e concede bônus para carreira de especialista

Saúde Empresarial, por Redação

Deputados apresentam novos projetos para financiamento da saúde

O Congresso Nacional abriu o Ano Legislativo na tarde dessa quinta-feira (02) com sessão solene realizada no Plenário do Senado Federal. Uma das prioridades do governo em 2012, conforme afirmou a presidente Dilma Rousseff em sua mensagem, será a Saúde.

Deixe seu Comentário:

=