Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 19/08/2011 às 16:39:37

80% das pesquisas clínicas de medicamentos no Brasil visam criar produtos

De acordo com os novos dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o perfil de pesquisa clínica de medicamentos brasileiros, os estudos estão mais concentrados na fase III, ou seja, 80% são para produzir e desenvolver novos produtos.
 
As empresas multinacionais lideram o ranking de pesquisa para desenvolvimento de novos medicamentos. Os dados identificaram ainda que apenas 4% de pesquisas são dedicadas à criação de um novo princípio ativo de medicamento, testado pela primeira vez em humanos.
 
Os estudos ajudam na hora de determinar os riscos e os benefícios das formulações do princípio ativo em curto e longo prazo de cada remédio. Segundo a Anvisa, 22% das pesquisas são realizadas com foco de estudo terapêutico piloto, procuram demonstrar a atividade e estabelecer a segurança do princípio ativo em curto prazo.
 
No momento em que os medicamentos entram no mercado também é realizada uma pesquisa, consideradas da fase IV. Os números ajudam os profissionais que procuram investigar o surgimento de novas reações adversas dos medicamentos usados e confirmar a frequência de surgimento das já conhecidas.
 
Segundo a Anvisa são realizados anualmente 200 estudos clínicos por ano. Entre 2003 e 2010 houve aumento de 80% dos pedidos para realização de pesquisas clínicas.
 
Fonte: www.saudeweb.com.br | 19.08.11

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Rio ganha centro de referência no tratamento de idosos

Na data em que é comemorado o Dia Internacional do Idoso, foi inaugurado nesta segunda-feira (1º) no Rio de Janeiro, o Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe Pró-Idoso),

Saúde Empresarial, por Redação

Genéricos crescem 32,2% e movimentam R$ 8,7 bilhões

O mercado de medicamentos genéricos apresentou em 2011 crescimento de 32,3% no volume de unidades vendidas em comparação a 2010. Foram comercializadas 581 milhões de unidades frente às 439 milhões registradas no ano anterior.

Deixe seu Comentário:

=