Publicado por Redação em Previdência Corporate - 01/10/2014 às 11:04:48

62% dos jovens não pagam contribuição para a aposentadoria

Somente 31% dizem contribuir com o INSS, segundo a Serasa Experian.

Falta de planejamento também é presente entre as pessoas mais velhas.

A maioria dos jovens não planeja a aposentadoria, segundo pesquisa da Serasa Experian, divulgada nesta segunda-feira (29). Do total de jovens de 16 a 24 anos, 62% não fazem nenhum tipo de contribuição para a aposentadoria. Somente 31% dizem contribuir com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e 1%, com a previdência privada.

Para o o Indicador de Educação Financeira (IndEF) 2014, elaborado pela Serasa Experian e IBOPE Inteligência, foram entrevistadas 2.002 pessoas maiores de 16 anos de idade, em 140 cidades de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal, incluindo capitais, periferia e interior, no primeiro trimestre de 2014.

A falta de planejamento também é presente entre as pessoas mais velhas. De acordo com o indicador, 49% da população de 25 a 34 anos e 46% dos brasileiros de 35 a 44 anos não investem na aposentadoria.

“Em geral, a preocupação com o futuro não é uma característica marcante dos jovens. Além disso, uma parcela deles pode estar fora do mercado de trabalho formal e a falta de interesse em contribuir de maneira individual também colabora para o alto índice. Esse comportamento ainda é reforçado pela tendência ao consumo imediatista, que concorre diretamente com o planejamento financeiro e com a falta de comprometimento para a construção de um futuro tranquilo”, diz o superintendente de Serviços ao Consumidor da Serasa Experian, Júlio Leandro, em nota.

Pior desempenho
O IndEF, que trabalha em uma escala de 0 a 10, deu média 6 aos brasileiros. De acordo com a Serasa, quanto maior o índice, maior o nível de educação financeira. Neste ano, os jovens tiveram o pior desempenho. O grupo de 16 a 17 anos apresentou queda em relação à nota do ano passado: de 5,9 para 5,5. Os brasileiros que têm entre 18 e 24 também caíram na comparação com 2013, de 5,9 para 5,8.

Autor / fonte: g1.globo.com


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

A cinco dias do fim do prazo, 10 milhões não entregaram IR

A apenas cinco dias do fim do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda, 10 milhões de contribuintes ainda não prestaram contas ao Leão.

Previdência Corporate, por Redação

Nova previdência para os novos servidores da prefeitura do Rio

O polêmico projeto de reforma da previdência municipal, que taxa os futuros servidores da Prefeitura do Rio e acaba com a paridade entre ativos e inativos, já virou ingrediente das eleições municipais deste ano.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência facilita atendimento a beneficiado por acordo internacional

Os beneficiados por acordos previdenciários internacionais, brasileiros ou estrangeiros, já podem pedir o benefício em qualquer agência da Previdência Social.

Deixe seu Comentário:

=