Publicado por Redação em Gestão do RH - 24/08/2022 às 09:46:19

10 frases que os líderes deveriam excluir do vocabulário



“Manda quem pode, obedece quem tem juízo”. “Já vai embora? Está desmotivado?” Talvez você já tenha ouvido alguma dessas frases, ainda que em tom jocoso, seja no ambiente corporativo ou fora dele. “As palavras importam”, diz Darlene Price, autora do best seller “Well Said! Presentations and Conversations That Get Results” (“Bem Dito! Apresentações e conversas que geram resultado”, em tradução livre), sobre comunicação corporativa com impacto positivo. E é por isso que frases como essas estão cada vez menos frequentes no trabalho. Os líderes devem se atentar à forma como se comunicam com sua equipe se quiserem criar um ambiente agradável – e, consequentemente, que dê resultados.

Para ser visto como um bom líder, é interessante começar a escolher frases e palavras que fortaleçam essa imagem e usar uma linguagem que motive e inspire, e comunicar de forma construtiva e com clareza, confiança e credibilidade. “As palavras são um componente-chave da comunicação persuasiva. Um líder usa a linguagem para influenciar a mente de alguém a fim de alcançar um determinado resultado”, diz a autora.


O modelo de liderança mudou

Hoje, a autoridade não é imposta com gestos brutos e palavras ofensivas. O modelo de liderança atual cria um ambiente acolhedor, empático e de respeito entre funcionários e a gestão. “Os líderes devem ter equilíbrio emocional e sensibilidade na relação que estabelecem com sua equipe”, diz Ricardo Basaglia, CEO da companhia de recrutamento executivo PageGroup. “O gestor é muito mais cobrado por resultados, mas isso não quer dizer que ele tem o direito de colocar seus subordinados em situações constrangedoras.”

A empresa levantou 10 exemplos de frases que devem ser abolidas do vocabulário corporativo das lideranças:

1. Manda quem pode, obedece quem tem juízo!

2. Você é pago para trabalhar e não para dar opinião!

3. Aqui, funcionário tem hora para entrar, mas não tem hora para sair!

4. Quer se divertir? Vai para a Disney!

5. Você não fez mais que sua obrigação!

6. Eu sou assim e o time que se adapte a mim.

7. Na minha época era diferente, hoje é tudo mi-mi-mi.

8. Já vai embora? Está desmotivado?

9. Amizade se faz no clube.

10. Trate os assuntos como se você fosse dono, mas lembre que o dono sou eu.



Fonte: Forbes


Seguro Educacional

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=