Publicado por Redação em Gestão do RH - 01/03/2022 às 18:11:26

Como conciliar empreendedorismo com um emprego integral



Equilibrar empreendedorismo com um emprego em período integral requer um pouco de planejamento estratégico além de um esforço substancial, mas com o sistema de trabalho adequado, é possível equilibrar as duas coisas sem ter que sacrificar nenhuma.

Cole Jacobs, um empreendedor que gerencia dois negócios distintos enquanto mantém um emprego como gerente de um time de 800 colaboradores, compartilha suas dicas de sucesso.

Tenha objetivos claros
Ao dividir a atenção entre múltiplos negócios, as metas se tornam ainda mais importantes porque podem servir como um guia, além de garantir o crescimento. Jacobs acredita que “90% das metas alcançadas vêm do entendimento dos objetivos e de criar os sistemas adequados para alcançá-los. Isso requer um bom planejamento, coordenação e muita disciplina”, diz. Quando se tem objetivos claros, também é possível criar um plano de ação claro para transformá-los em realidade.

Organize-se
Organizar-se é a chave para equilibrar o emprego com os negócios. Você precisará manter um sistema em ordem para acompanhar metas e prazos, além de ter a certeza de que nada está escapando da sua atenção. Você deve encontrar uma maneira de manter os olhos nas tarefas e colocá-las em um workflow. Há diversos softwares que podem ajudar nisso, como o Asana, o Airtable, o Smartsheet, entre outros. Faça sua pesquisa e encontre a solução que se encaixa melhor no que você precisa.

Dê o seu melhor, não importa em qual tarefa
O segredo não é dividir a atenção em partes iguais, mas dar 100% de si na tarefa que está realizando. Ser capaz de dar tudo de si e estar presente no que se está fazendo ajuda a alcançar o sucesso mais rapidamente do que no modo multitarefas, em que se dá só uma parte de atenção para cada demanda em que se está trabalhando.

Aprimore a rotina diária
Ter uma rotina vai permitir que você aproveite o dia. Seja disciplinado com os horários de dormir, de se exercitar e de autocuidado e não pule refeições para, por exemplo, ganhar mais uma hora de trabalho. Sempre haverá tarefas competindo pelo seu tempo, mas quando tudo tem sua hora é possível planejar melhor o dia e alocar todas as tarefas.

Tempo pessoal é sagrado
É crucial proteger seu tempo pessoal e não deixar o trabalho invadí-lo. Esse é um dos itens que Jacobs assegura que garantiram seu sucesso. “Eu descobri que realmente precisava proteger meu tempo pessoal. Quando faço isso, tenho muito mais energia a dispor. Se eu não me protejo, se não tenho nem esse tempo para dar a mim, então não tenho tempo para mais nada. É como tentar despejar ar em uma xícara vazia”, diz. Cuidar de si vai garantir que você cuide do seu negócio.

Fique um tempo off
Você precisa de tempo para fazer pausas, se desconectar periodicamente e prevenir o burnout. Ao se desconectar, você se dá tempo para a recuperação e para voltar ao trabalho renovado, o que é muito mais benéfico do que forçar até o ponto da exaustão. O tempo de desconexão pode ser tão breve quanto não trabalhar por uma tarde ou tão longo quanto tirar férias. Contanto que você não trabalhe durante a pausa, haverá benefício. Um curto período de desconexão pode ser particularmente bom se você está lidando com um problema que parece não ter solução. Quando você dá um passo para trás e faz uma pausa, você retorna com a mente fresca e enxerga as coisas com uma luz diferente, e aí faz mais um esforço para encontrar a solução.

Mesmo que o equilíbrio entre um emprego e o seu negócio exija um pouco de esforço extra, se você gerenciar seu tempo e energia com sabedoria vai alcançar o sucesso em ambas esferas.



Fonte: Forbes


Massificados

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=