Publicado por Redação em Previdência Corporate - 20/03/2014 às 07:01:22
Veja como declarar previdência privada no IR 2014
O contribuinte que faz aplicações em PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e em VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) precisa ficar atento na hora de informar os valores na declaração do IR.
É que, embora ambos sejam planos de previdência privada, o tratamento fiscal não é o mesmo.
No caso do PGBL, as contribuições são dedutíveis do IR, ou seja, elas podem ser abatidas no cálculo do imposto até o limite de 12% da renda anual tributável.
O contribuinte informa o PGBL na ficha Pagamentos efetuados (código 36). É preciso indicar o nome da instituição, o CNPJ e o valor aplicado no ano.
O VGBL é declarado na ficha Bens e direitos (código 97). É preciso indicar o nome do plano e o valor aplicado. Se o contribuinte fez a primeira aplicação em 2013 (por exemplo, R$ 15 mil), informa esse valor na coluna de 2013 (nesse caso, deixa em branco a de 2012).
Fonte: www.uol.com.br
Posts relacionados
Previdência Corporate, por Redação
A contribuição com a Previdência Social não é exclusividade de quem trabalha com carteira assinada. Quem é desempregado, ou mesmo nunca trabalhou, pode contribuir voluntariamente para garantir uma aposentadoria mais tranquila.
Previdência Corporate, por Redação
O brasileiro investe muito de sua vida trabalhando. E, quando sua contribuição profissional chega ao fim, o descanso é mais que merecido. No entanto, muitos sequer conhecem as peculiaridades que envolvem os benefícios previdenciários.
Previdência Corporate, por Redação
O Brasil passa por uma etapa rumo à estabilidade econômica, a queda de juros. Há anos o país amarga o primeiro lugar na lista dos juros mais elevados do mundo, agora, com os juros caindo, surgem dúvidas sobre onde investir o seu dinheiro,
Previdência Corporate, por Redação
Até às 16h desta terça-feira, a Receita Federal já recebeu 2,042 milhões de declarações do Imposto de Renda 2012. A estimativa do órgão é que este ano 25 milhões de contribuintes prestem as contas com o Fisco.
Deixe seu Comentário: