Publicado por Suporte AWSoft! em Saúde Empresarial - 07/01/2011 às 16:21:45

Transplantes de órgãos batem recorde em São Paulo

Foram realizados durante o ano passado 2.328 transplantes, 353 a mais que em 2009 - 18% de crescimento
A Secretaria de Estado da Saúde anuncia recorde histórico de transplantes de órgãos em 2010. Segundo balanço consolidado da Central de Transplantes da pasta, foram realizados durante o ano passado 2.328 transplantes, 353 a mais que em 2009. A diferença representa 18% de aumento.

Em uma década o número de cirurgias do tipo praticamente triplicou no Estado. Em 2000 foram registrados 887 transplantes em hospitais paulistas.

Do total de transplantes realizados pelos hospitais paulistas no ano passado, 1.439 foram de rim, 656 de fígado, 99 de pâncreas, 77 de coração e 57 de pulmão. Os dados se referem apenas a transplantes de órgãos de doadores falecidos.

Os dados da Central de Transplantes demonstram também que, embora as notificações de potenciais doadores de órgãos tenham aumentado 6,7% de um ano para outro, o número de doadores viáveis (que tiveram pelo menos um órgão aproveitado para transplante) cresceu 23,5% no período, passando de 705 em 2009 para 871 no ano passado.

A região da Grande São Paulo respondeu por 64% das notificações de potenciais doadores no Estado. Pelo interior e litoral, as regiões com mais notificações foram Campinas e Sorocaba, respectivamente com 8% e 4,7%.

Fonte: Saúde Business Web


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Saúde suplementar ofertará bolsa para ostomizado

A presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 12.738, de 30 de novembro de 2012, que obriga operadoras de plano de saúde a fornecerem às pessoas ostomizadas essas bolsas coletoras.

Saúde Empresarial, por Redação

Novo tipo de medicamento recruta defesas do corpo para combater doenças

Cansados dos remédios tradicionais e seus efeitos colaterais, cientistas agora estão apostando em uma nova estratégia.

Saúde Empresarial, por Redação

Atendimento vip melhora a saúde de 85% dos bebês em hospital paulista

Emmanuel nasceu no domingo (1º), com mais de 4 kg, e teve alta na terça-feira (3). Mas dia 4 mesmo já estava de volta ao Hospital Estadual de Vila Alpina, na zona leste de São Paulo.

Saúde Empresarial, por Redação

Entenda a parceria entre Brasil e Cuba para a Saúde

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foi a Cuba, na comitiva da presidente Dilma Rousseff, com a missão de aprofundar ainda mais a cooperação em pesquisas, desenvolvimento de medicamentos e transferência tecnológica entre os dois países.

Deixe seu Comentário:

=