Publicado por Redação em Notícias Gerais - 13/06/2012 às 11:49:13

Taxa de juros para pessoa física tem menor valor desde 1995

As taxas de juros das operações de crédito foram novamente reduzidas em maio de 2012 sendo esta a quarta redução no ano para pessoa física e a quinta redução para pessoa jurídica, de acordo com a pesquisa de juros da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Ainda segundo a Anefac, a taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma redução de 0,07 ponto percentual no mês correspondente a uma redução de 1,12% no mês, passando a mesma de 6,25% ao mês em abril de 2012 para 6,18% ao mês em maio de 2012, sendo esta a menor taxa de juros desde 1995.

Já a taxa de juros média geral para pessoa jurídica apresentou uma redução de 0,09 ponto percentual no mês correspondente a uma redução de 2,48% no mês, passando a mesma de 3,63% ao mês em abril de 2012 para 3,54% ao mês em maio de 2012, sendo esta também a menor taxa de juros desde 1999.

Segundo Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor executivo de estudos financeiros da entidade, estas reduções podem ser atribuídas a fatores como a redução da taxa básica de juros Selic - que foi reduzida em 0,50 ponto percentual em maio -, à maior competição no sistema financeiro após os bancos públicos (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) promoverem reduções em suas taxas de juros, à expectativa de novas reduções da taxa básica de juros, além da redução nos índices de inadimplência.

A expectativa da Anefac é de que as taxas de juros voltem a ser reduzidas nos próximos meses por conta das prováveis reduções da taxa básica de juros (Selic) conforme sinalizações do Banco Central, além da maior competição no sistema financeiro após os bancos públicos promoverem reduções em suas taxas de juros.

Fonte: Terra


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Mercados avançam, ainda com esperança de ação do BCE

As especulações dos investidores em relação a um possível anúncio de novas medidas de estímulo à economia da Zona do Euro pelo Banco Central Europeu (BCE) estão segurando as bolsas do mundo em campo positivo.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma Rousseff decide manter Carlos Lupi no cargo

A presidente Dilma Rousseff decidiu, nesta quinta-feira, manter o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, no governo e pedir à Comissão de Ética da Presidência a documentação em que o órgão se baseou para recomendar a exoneração do ministro.

Notícias Gerais, por Redação

PSD fragiliza bases da oposição no NE para eleição 2012

O PSD (Partido Social Democrático) se tornou uma linha auxiliar dos aliados da presidente Dilma Rousseff no Nordeste, atraindo ex-oposicionistas e fortalecendo o governo nas eleições de 2012.

Deixe seu Comentário:

=