Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 11/07/2011 às 16:01:18
SUS vai atender pacientes em casa
Pacientes com dificuldade de locomoção ou que precisam de atenção regular, mas não necessitam ser hospitalizados, vão receber cuidados médicos em casa. É o que prevê portarias publicadas na última sexta-feira (08) pelo Ministério da Saúde. Elas reorganizam o atendimento de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS).
Com o atendimento domiciliar, o governo quer reduzir as internações hospitalares e estimular a recuperação do paciente em casa, que é mais rápida. Para este ano, o investimento deve ser de R$ 36,5 milhões.
O ministério vai publicar outras portarias para definir como os profissionais da rede de atenção básica, entre eles os do Programa Saúde da Família, deverão proceder nesses casos.
Outra medida é a criação de leitos de retaguarda nos hospitais, reservados para o atendimento de pacientes em estado grave. O objetivo, segundo o ministério, é evitar a espera pelo atendimento de emergência nas portas das unidades de saúde.
Fonte: www.saudeweb.com.br | 11.07.11
Posts relacionados
ANS analisa suspensão de 40 operadoras de planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde (ANS) analisa a suspensão da comercialização de produtos de 40 operadoras de planos de saúde por não apresentarem as garantias de atendimento estabelecidas pela resolução normativa 259, que entrou em vigor em dezembro de 2011
Senado aprova política de combate à pirataria de remédios
O Senado superou nesta quarta-feira (13) a primeira etapa da criação de uma política nacional de combate à pirataria de produtos submetidos à Vigilância Sanitária.
Biochip detecta 80 tipos diferentes de câncer na hora
Um novo biochip, criado por pesquisadores canadenses, é capaz de analisar e identificar até 80 tipos de câncer na hora. O microlaboratório - conhecido tecnicamente como chip microfluídico