Publicado por Redação em Notícias Gerais - 18/07/2011 às 10:51:51
SP: para advogado, protestar devedor do IPTU em cartório é inconstitucional
SÃO PAULO - Devedores de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) da cidade de São Paulo poderão ser protestados em cartório, o que, para o advogado Diego Mendes Volpe, é um ato da prefeitura da capital paulista que não tem embasamento legal.
Segundo Volpe, a ação viola um princípio da Constituição, portanto, deveria ser proibida. "Além disso, o protesto de CDA (Certidões de Dívida Ativa) ou a inscrição de contribuintes em cadastros de inadimplentes assoberbará o Poder Judiciário com novas demandas, podendo gerar aos municípios aderentes da prática condenações por dano moral", afirmou.
Constrangimento
Ainda de acordo com o advogado, a ação da prefeitura gera constrangimento desnecessário.
"O contribuinte, por conta do débito inscrito, legalmente já não pode obter certidão negativa de débitos municipais, além de outros notórios embaraços. O protesto CDA não tem respaldo no procedimento fiscal próprio e constitui abusivo meio de coerção", explicou Volpe.
O advogado ainda destaca que o Poder Público não pode cobrar o devedor por meio do protesto. Isso deveria ser feito por meio de notificação administrativa.
Fonte: web.infomoney.com.br | 18.07.11
Posts relacionados
Pela 1ª vez, mercado prevê inflação acima do teto da meta em 2015
Expectativa dos economistas para IPCA do ano que vem subiu para 6,54%.
Analistas também baixaram previsão de crescimento deste ano e de 2015.
O maior da história: Receita Federal solta dados sobre o 1º lote de restituições
A Receita Federal confirmou que 1,8 milhões de contribuintes terão acesso ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2012, o maior da história.
Contas do governo têm superávit de R$ 33,7 bilhões no primeiro trimestre
As contas do governo registraram um superávit primário, que é a economia feita para pagar juros da dívida pública e tentar manter sua trajetória de queda, de R$ 33,75 bilhões no primeiro trimestre deste ano, informou nesta quarta-feira (25) a Secretaria do Tesouro Nacional
IPC-S fica estável em 0,57% na 3ª medição de abril, diz FGV
A inflação medida pelo IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) foi de 0,57% na semana encerrada em 22 de abril, a mesma taxa da semana anterior, informou a FGV (Fundação Getúlio Vargas) nesta segunda-feira (23).


