Publicado por Redação em Dental - 03/11/2015 às 12:00:44

Sedação consciente é arma contra medo de dentista

Medo de dentista tem solução

O óxido nitroso possibilita que a pessoa relaxe, mas sem perder a consciência

É dia de ir ao dentista. Só de pensar em ficar horas naquela cadeira ouvindo o motorzinho que arrepia até a espinha dá vontade de desistir. Mas antes de se arriscar a ter uma cárie ou precisar fazer um tratamento mais sério, saiba que os consultórios estão cada vez mais modernos e com soluções para amenizar o mal-estar dos procedimentos.

Robert Coachman, dentista e diretor da Well Clinic, diz que é muito comum receberem pessoas com medo ou trauma de dentista. “Muitas vezes esse medo é adquirido por causa de uma experiência ruim. O que importa é respeitarmos isso e desenvolvermos uma forma de deixar o paciente mais confortável, para que, além dos procedimentos em si, ele se sinta à vontade para frequentar o dentista, sempre pensando na odontologia preventiva”, diz.

Sedação consciente

O óxido nitroso é um produto que tem como objetivo eliminar progressivamente a ansiedade e o medo, aumentando a autoconfiança, além de causar uma sensação de relaxamento durante o procedimento clínico. “Nesse método, o paciente inala o óxido nitroso por meio de uma máscara, permitindo que fique mais relaxado, sem que perca a consciência e possa reagir a estímulos. No final da consulta, o paciente fica cinco minutos somente no oxigênio e volta totalmente ao seu estado consciente e pode voltar às suas atividades normalmente”.

O paciente inala uma mistura de óxido nitroso e oxigênio, no máximo com 70% de óxido. A ação do óxido nitroso é no córtex cerebral, região que controla o medo, a autocensura e a ansiedade, levando ao relaxamento. “Eu costumo recomendar essa técnica, porque além de ter efeito imediato e eficiente, é considerado um dos procedimentos sedativos mais seguros na odontologia, podendo ser utilizado até em crianças”, indica o dentista.

Outra técnica que pode ser usada durante os tratamentos odontológicos, é a Terapia de Cristais nos Chakras. Pode soar estranho se relacionado à odontologia, mas faz muito sucesso e gera resultados muito positivos. “Essa terapia é uma das vertentes da medicina alternativa, proporciona equilíbrio físico, emocional e espiritual durante um procedimento de consultório, deixando o paciente ainda mais relaxado, confiante e confortável”, finaliza Coachman.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Busca por clareamento aumenta a cada ano

Para algumas pessoas ter boa aparência é ter um bom visual ou vestir-se bem. Para outras, é ter um sorriso mais branco. Segundo uma pesquisa, realizada em 2007 pela Academia Americana de Odontologia Cosmética, a busca pelo clareamento dentário parece aumentar a cada ano.

Dental, por Redação

Tratar a cárie sem dor. Uma Realidade tecnológica em prol da odontologia

Dentista paulistano garante que o tratamento é 100% indolor e sem o barulho do conhecido "motorzinho"

Dental, por Redação

Perguntas e respostas comuns para as famílias

A amamentação no peito é melhor do que a mamadeira na prevenção de cáries na infância? Muitos especialistas recomendam amamentar no peito em vez de utilizar mamadeiras, para a saúde geral da sua criança. Porém, amamentar no peito pode levar a formação de cáries na infância da mesma forma que a amamentação por mamadeira.

Dental, por Redação

Brasil Sorridente terá mais R$ 3,6 bilhões até 2014

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (6) que o governo federal vai investir, até 2014, R$ 3,6 bilhões no Programa Brasil Sorridente, que prevê tratamento odontológico gratuito dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dental, por Redação

Como prevenir gengivite com o uso de aparelho ortodôntico

Isto porque, com o aparelho dentro da boca, tem-se maior número de superfícies para reter não só os restos alimentares, como a placa bacteriana que, como o próprio nome indica, é muito rica em microorganismos.

Dental, por Redação

SUS conta com mais 185 laboratórios de próteses dentárias

O Ministério da Saúde está reforçando a assistência odontológica no Sistema Único de Saúde (SUS) com o credenciamento de mais 185 novos Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD).

Deixe seu Comentário:

=