Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 06/11/2014 às 12:00:04

Seca e prevenção fazem casos de dengue no Estado do Rio caírem 97% em 1 ano

Os casos de dengue no Estado do Rio caíram 97%, quando comparados os dados de janeiro a outubro deste ano com os do mesmo período de 2013 – o que representa a maior queda da doença no país em 2014. De acordo com o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Alexandre Chieppe, esse é um dos menores índices da série histórica da dengue no Estado.

"O resultado comprova uma maior mobilização dos municípios e da população para eliminar as larvas do Aedes aegypti nos domicílios. Além disso, fatores climáticos, como o baixo índice de chuvas e a imunização da população para os principais sorotipos circulantes também favoreceram para a queda", avaliou.

 A secretaria de Estado de Saúde registrou até o dia 11 de outubro, 6.859 casos de dengue em todo o Estado. Também foram confirmados oito óbitos: em São Gonçalo (1), São José do Vale do Rio Preto (1), Vassouras (1), Rio de Janeiro (1) e Campos dos Goytacazes (4). Em 2013, foram notificados 212.231 casos e 39 óbitos.

Alexandre Chieppe informou  ainda que a Vigilância Epidemiológica já iniciou as ações de enfrentamento para a entrada do vírus Chikungunya no estado. Em outubro, a Comissão Intergestores Bipartite, colegiado formado por representantes dos municípios e da Secretaria de Estado de Saúde, aprovou a incorporação das ações de controle e prevenção da chikungunya ao plano de combate à dengue.

O resultado já foi encaminhado ao Ministério da Saúde para sua homologação. Agora, os municípios têm até o dia 30 de novembro para padronizar o plano de contingência e controle das duas doenças.

De janeiro a outubro, a Superintendência Epidemiológica e Ambiental da SES confirmou seis casos da chikungunya no estado. Todos foram diagnosticados em pessoas com registro de viagem internacional recente para países onde ocorre a transmissão e, portanto, contaminadas fora do país.

Fonte: UOL


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Dormir poucas horas por dia pode encurtar tempo de vida

Milhões de pessoas prejudicam a própria saúde, sem terem consciência disso, por não dormirem o suficiente.

Saúde Empresarial, por Redação

ANS reconhece que pode melhorar cobrança de ressarcimento ao SUS

Em relação à matéria publicada no dia 26 de maio nos jornais O Globo e Folha de São Paulo, intitulada “A porta giratória da ANS e das operadoras” a Agência Nacional de Saúde Suplementar esclarece:

Saúde Empresarial, por Redação

Cinco modos simples de melhorar sua saúde

Revista médica reuniu estudos que indicam que medidas simples como tomar aspirina, comer peixe e manter a higiene bucal podem reduzir o risco de diversas doenças

Saúde Empresarial, por Redação

Aumentam as chances de quem precisa de transplante de pulmão

O primeiro transplante de pulmão no Brasil com órgão que passou por um processo de regeneração deve ser feito a qualquer momento pelo Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Deixe seu Comentário:

=