Publicado por Redação em Gestão do RH - 14/09/2021 às 11:40:24

Saiba a importância da avaliação de desempenho para o colaborador



A avaliação de desempenho é um dos mais poderosos instrumentos que os times de Recursos Humanos (RH) têm à sua disposição. Ela permite a análise coletiva e individual da performance dos colaboradores, ajudando a identificar profissionais que se destacam pela sua atuação, além de mapear processos que precisam ser otimizados.

Tal avaliação também proporciona a criação de feedbacks mais apurados, assim como a construção de um ambiente de trabalho mais produtivo e recompensador tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

A sua empresa tem uma cultura forte de avaliação de desempenho? As dicas deste artigo podem ajudar a construir uma. Aprenda mais sobre o assunto agora!

O que é avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é um processo sistemático que consiste na medição da performance de um colaborador individualmente ou de toda uma equipe. Uma avaliação de desempenho efetiva leva em consideração não só a evolução do profissional, mas o seu papel no alcance de resultados para a empresa.

A análise das habilidades técnicas e comportamentais, chamadas de hard e soft skills, também pode ser medida por meio de avaliações de desempenho. Tal recurso permite o desenvolvimento profissional do colaborador, contribuindo para a employee experience de sua empresa.

Essa é uma ferramenta de desenvolvimento profissional muito usada por equipes de gestão de pessoas, já que permite a identificação e o cultivo de talentos, assim como o planejamento de projetos de otimização de performance e uma melhoria na qualidade das entregas como um todo.

Como fazer uma boa avaliação de desempenho?

Uma avaliação de performance precisa ter objetivos claros e bem-comunicados, permitindo que colaboradores tenham meios para alcançar os padrões de qualidade esperados pela empresa. Esses objetivos podem ser chamados de metas.

Elas são ótimas maneiras de observar o progresso, auxiliando times de RH a avaliar a performance de maneira mais apurada. As metas podem ser divididas nas seguintes categorias:

Metas de inovação

Hoje, empresas que não inovam em seus processos podem dar espaço para a concorrência. Sendo assim, criar metas de produtividade que tenham foco na inovação pode ser uma solução eficiente para fomentar esse espírito entre suas equipes.

Metas de melhoria

As metas de melhoria são usadas para corrigir problemas com o desempenho. Elas permitem que o colaborador conte com passos realizáveis e de fácil compreensão para melhorar a sua performance ao longo do tempo.

Metas de desenvolvimento

As metas de desenvolvimento têm como foco o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores. É importante ter em mente quais são as competências mais importantes de cada profissional e buscar meios para torná-los ainda mais eficientes.

Por que esse é um processo importante?

Um dos mais valiosos ativos das empresas são seus colaboradores. Sendo assim, motivar equipes é uma decisão estratégica que pode ajudar a sua empresa a alcançar seus objetivos no curto, médio e longo prazo.

Nesse contexto, a avaliação de desempenho é um importante fator para o desenvolvimento profissional de seus colaboradores. Afinal, com ela, você pode contar com uma equipe cada vez mais qualificada e pronta para desafios.

Essas avaliações podem servir também como um sistema de recompensas e bonificações, um recurso que pode aumentar ainda mais a produtividade de suas equipes.

Esperamos que este artigo seja útil na construção de um sistema de avaliações sólido em sua empresa. Se você quer saber mais sobre gestão de pessoas, sistemas de premiação e outros assuntos relacionados ao mundo dos Recursos Humanos.



Fonte: Mundo RH


Massificados

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=