Publicado por Redação em Notícias Gerais - 02/06/2011 às 16:38:13

Rússia proíbe importações de carne de 89 empresas brasileiras

A Rússia anunciou nesta quinta-feira que a partir do próximo dia 15 estarão proibidas as importações de carne e produtos compostos de carne de 89 empresas de três estados brasileiros: Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná.

"Com esta decisão, expressamos nossa desconfiança com relação aos serviços veterinários destes estados, que não puderam garantir o cumprimento dos requisitos", afirmou Alexéi Alexéyenko, porta-voz da Inspeção Sanitária Agrícola da Rússia (Isar).

A inspeção realizada este ano no Brasil revelou várias deficiências no funcionamento dos serviços veterinários do país sul-americano, apontou Alexéyenko em declarações à agência Interfax.

Da forma como está estabelecido o programa de controle veterinário vigente no Brasil, são poucas as mostras de carne submetidas a testes, pelo que não se pode garantir a qualidade de toda a produção procedente do Brasil, ressaltou.

Além disso, as empresas sancionadas não realizaram nos últimos três anos comprovações da presença de mercúrio, praguicidas e dioxinas em sua produção, explicou o representante da Isar.

Alexéyenko acrescentou que mais de 260 carregamentos de carne desses produtores continham parasitas e bactérias de diferentes tipos.

Atualmente, o Brasil é um dos principais provedores de carne à Rússia, com 35% das importações de carne de porco, 45% da bovina e 19% da carne de aves, segundo os dados do Instituto de Marketing Agrícola de Rússia.

Antes de a proibição ser ditada, havia 236 empresas brasileiras exportando carne à Rússia.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 02.06.11


Seguro Educacional

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

União Europeia acusa Google de violar leis antitruste

Após cinco anos de investigação, bloco europeu abre processo formal. UE investiga agora se Google usa Android para pressionar empresas.

Notícias Gerais, por Redação

Consumo de energia no Brasil sobe 3,6% em 2011

O consumo de energia elétrica no Brasil subiu 3,6% em 2011, atingindo 430,1 mil gigawatts-hora, depois de ter crescido 7,8% em 2010 (419 mil GWh), segundo dados da EPE (Empresa de Pesquisa Energética) divulgados nesta sexta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

América Latina puxa aumento no número de turistas no Brasil

Os países da América Latina sustentam o aumento do número de desembarque de turistas estrangeiros no Brasil, informa a coluna Mônica Bergamo na Folha.

Deixe seu Comentário:

=