Publicado por Redação em Notícias Gerais - 14/07/2011 às 11:38:55

Regularização de carros ilegais na Bolívia preocupa o Brasil

SÃO PAULO - No mês passado, o presidente da Bolívia, Evo Morales, decidiu legalizar todos os veículos que estiverem sem documento, circulando pelo território boliviano, sem que seja verificada a procedência desses veículos. Conforme a medida divulgada no início de junho, foram dados 90 dias para que todo o processo de regularização fosse concluído.
 
Essa decisão causou preocupação no governo brasileiro, principalmente nos estados que fazem fronteira com a Bolivia, em relação ao possível aumento de furtos e roubos de veículos e consequente avanço da violência, segundo a Agência Senado.
 
Frente a essa preocupação, a Mesa do Senado aprovou, na quarta-feira (13), requerimento de autoria do senador Sérgio Petecão (PMN-AC) pedindo informações ao Ministério da Justiça sobre ações a serem tomadas pelo Brasil em relação à decisão do governo boliviano.
 
A bolívia tem 3,1 mil km de fronteira seca com quatro estados do Brasil: Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os governos desses estados já mostram que precisam de maior controle e fiscalização nas fronteiras em relação aos veículos brasileiros que cruzam esses locais.
 
Devolução
No mês passado, a presidente executiva da Alfândega da Bolívia, Marlene Ardaya, afirmou que os veículos roubados no Brasil e levados para a Bolívia deverão ser devolvidos. Para isso, segundo ela, o Brasil deveria entregar às autoridades bolivianas um documento listando esses veículos.
 
Além do Brasil, os veículos roubados também deverão ser devolvidos para outros países, como Peru, Paraguai e Chile.
 
Fonte: web.infomoney.com.br | 14.07.11

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Fiscalização da Receita recupera R$ 6 bilhões do IR de pessoas físicas

Número se refere a auditoria de declarações feitas em 2012. No ano passado, 282.857 pessoas foram fiscalizadas pela Receita.

Notícias Gerais, por Redação

Para Dilma, crescimento global não pode depender apenas dos emergentes

A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira que a retomada do crescimento em nível global "não pode depender apenas de medidas dos países emergentes".

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas da Europa operam em alta antes de dados dos EUA

As bolsas de valores da Europa operavam em alta nesta sexta-feira, caminhando para o maior ganho semanal desde o começo da crise financeira, no final de 2008,

Notícias Gerais, por Redação

Grécia promete reduzir Estado e espera acordo com FMI

A Grécia prometeu reduzir seu inflado setor público nesta terça-feira, antes de uma segunda teleconferência com a União Europeia (UE) e o FMI (Fundo Monetário Internacional), para tentar convencê-los a ceder empréstimos apesar dos descumprimentos das metas estabelecidas pelo programa de resgate.

Deixe seu Comentário:

=