Publicado por Redação em Previdência Corporate - 18/09/2015 às 11:32:47

Quatro em cada dez brasileiros vivem fora do padrão de vida

Brasileira fazendo compras no mercado

Quatro em cada dez brasileiros vivem acima do seu padrão de vida, terminando o mês sem qualquer tipo de reserva financeira para emergências ou mesmo no vermelho, mostra pesquisa divulgada nesta quinta-feira (17) pelo SPC Brasil e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

O estudo foi realizado entre os dias 3 e 6 de agosto com 623 internautas com renda maior que dois salários mínimos. O resultado mostra que 60% dos que vive acima do padrão são mulheres e que mais da metade (53%) tem até 34 anos.

“São pessoas que vivem enforcadas e que, se acontecer alguma coisa, não têm uma reserva financeira ou previdência privada. Vivem fora do padrão de vida e não conseguem nem juntar um patrimônio mínimo”, avalia Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

Isso fica evidente quando se observa o que os entrevistados mais gostariam de ter a partir do ano que vem: 93% citam algum tipo de reserva financeira, como investimentos ou previdência privada. Já a intenção de melhorar o patrimônio é confirmada pelos 91% que desejam ter uma casa e também pela fatia de 81% que querem ter um carro.

Mercado - A pesquisa indica que compras no supermercado, com 59%, foi o principal motivo que levou os entrevistados a excederem o orçamento. Em seguida vêm refeições para receber amigos e parentes em casa (50%) e roupas e calçados (49%).


“Mostra que viver fora do padrão é fruto de um acontecimento de curto prazo. As pessoas não vivem acima dos recursos porque compraram uma casa sem ter condições ou colocaram um filho na escola sem poder. É um consumo de curto prazo que poderia ser ajustado, trocando a marca no supermercado ou cortando o gasto supérfluo de forma que caiba no orçamento”, afirma Kawauti.

“As pessoas têm muita facilidade em ajustar para cima o padrão, mas para baixo é uma dureza. Existe uma sensação de fracasso, a pessoa tem vergonha de cortar os gastos. Afeta a autoestima”, complementa. Entre os que vivem fora do padrão de vida, 34% estão sempre ansiosos com as contas a pagar e 23% andam irritados com as dívidas que possuem.



 

Fonte: Jornal JJ


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

A Previdência faz piorar as contas do Tesouro

Em agosto, o desequilíbrio da Previdência Social quase dobrou em relação a julho

Previdência Corporate, por Redação

Número de donas de casa de baixa renda filiadas à Previdência chega a 283 mil

Meta do governo é chegar a 1 milhão de formalizações até 2015.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência quer alcançar 77% da população ocupada até 2015

A Previdência Social quer alcançar 77% da população ocupada até o ano de 2015. A medida foi apresentada na última quinta-feira (16) ao CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) e é uma das principais metas do Plano Estratégico da Previdência Social para os próximos anos.

Previdência Corporate, por Redação

Fundos de previdência devem crescer este ano

Os fundos de previdência devem crescer ainda mais em 2012, na opinião do vice-presidente da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais), Demosthenes Pinho Neto. Em 2011, o PL (patrimônio líquido)

Previdência Corporate, por Redação

Mais 168 mil aposentados são incluídos na lista do teto

O INSS incluiu mais 168.582 aposentados e pensionistas em todo o País na lista de pagamento administrativo sobre a ação de revisão do teto previdenciário. A primeira relação de beneficiários, divulgada em agosto do ano passado, contava com 127 mil segurados.

Deixe seu Comentário:

=