Publicado por Redação em Previdência Corporate - 18/09/2015 às 11:32:47

Quatro em cada dez brasileiros vivem fora do padrão de vida

Brasileira fazendo compras no mercado

Quatro em cada dez brasileiros vivem acima do seu padrão de vida, terminando o mês sem qualquer tipo de reserva financeira para emergências ou mesmo no vermelho, mostra pesquisa divulgada nesta quinta-feira (17) pelo SPC Brasil e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

O estudo foi realizado entre os dias 3 e 6 de agosto com 623 internautas com renda maior que dois salários mínimos. O resultado mostra que 60% dos que vive acima do padrão são mulheres e que mais da metade (53%) tem até 34 anos.

“São pessoas que vivem enforcadas e que, se acontecer alguma coisa, não têm uma reserva financeira ou previdência privada. Vivem fora do padrão de vida e não conseguem nem juntar um patrimônio mínimo”, avalia Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

Isso fica evidente quando se observa o que os entrevistados mais gostariam de ter a partir do ano que vem: 93% citam algum tipo de reserva financeira, como investimentos ou previdência privada. Já a intenção de melhorar o patrimônio é confirmada pelos 91% que desejam ter uma casa e também pela fatia de 81% que querem ter um carro.

Mercado - A pesquisa indica que compras no supermercado, com 59%, foi o principal motivo que levou os entrevistados a excederem o orçamento. Em seguida vêm refeições para receber amigos e parentes em casa (50%) e roupas e calçados (49%).


“Mostra que viver fora do padrão é fruto de um acontecimento de curto prazo. As pessoas não vivem acima dos recursos porque compraram uma casa sem ter condições ou colocaram um filho na escola sem poder. É um consumo de curto prazo que poderia ser ajustado, trocando a marca no supermercado ou cortando o gasto supérfluo de forma que caiba no orçamento”, afirma Kawauti.

“As pessoas têm muita facilidade em ajustar para cima o padrão, mas para baixo é uma dureza. Existe uma sensação de fracasso, a pessoa tem vergonha de cortar os gastos. Afeta a autoestima”, complementa. Entre os que vivem fora do padrão de vida, 34% estão sempre ansiosos com as contas a pagar e 23% andam irritados com as dívidas que possuem.



 

Fonte: Jornal JJ


Seguros Pessoais

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Previdência privada como investimento

A previdência privada representa um reserva estratégica de recursos para o futuro. Além disso, é uma opção de investimento de longo prazo para quem não tem tempo ou disciplina para administrar as aplicações financeiras

Previdência Corporate, por Redação

Fator previdenciário muda para melhor pela primeira vez na história

Pela primeira vez desde quando entrou em vigor, em dezembro de 1999, o fator previdenciário, índice aplicado no cálculo das aposentadorias, irá mudar para melhor.

Previdência Corporate, por Redação

INSS: 500 mil têm direito a revisão de aposentadoria; entenda

Aproximadamente 500 mil aposentados do País continuam trabalhando e, segundo especialistas, têm direito de pedir um novo cálculo da aposentadoria, que leve em consideração o novo tempo de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Previdência Corporate, por Redação

Previdência privada tem maior ganho de arrecadação em 3 anos

O setor de previdência privada aberta (PGBL, VGBL entre outros) arrecadou R$ 33 bilhões entre janeiro de agosto deste ano, em um incremento de 21,90% em relação ao mesmo período de 2010.

Deixe seu Comentário:

=