Publicado por Redação em Mercado - 12/04/2022 às 15:53:18

Qualidade Hospitalar: ANS divulga lista de hospitais que aderiram ao Programa de Monitoramento



A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulga a lista de hospitais participantes do Programa de Monitoramento da Qualidade hospitalar e faz uma nova chamada para que as instituições elegíveis possam aderir a ele. Os interessados têm até o dia 30 de abril para fazerem sua inscrição (clique aqui).     

Confira a lista de hospitais participantes.

Confira a lista de hospitais que são elegíveis ao Programa para o ano-base 2022.

A gerente de Estímulo e Inovação à qualidade Setorial da ANS, Ana Paula Cavalcante, ressalta que, ao aderir ao programa, o hospital tem a possibilidade de aperfeiçoar a qualidade dos serviços ofertados aos usuários. “Ao participar, é possível acompanhar o desempenho mensal da qualidade e identificar oportunidades de aprimoramento pelo hospital. Por outo lado, a divulgação dos resultados a partir de uma metodologia padronizada permite comparabilidade e confere maior transparência", destaca Ana Paula.

O Programa de Monitoramento da Qualidade Hospitalar é uma iniciativa da ANS que visa incentivar a melhoria da qualidade dos serviços por meio do monitoramento e avaliação do desempenho e qualidade assistencial dos prestadores de serviços hospitalares, através de indicadores que são coletados pelo Sistema de Indicadores Hospitalares (Sihosp).

Ele permite a análise para todo o setor por meio de metodologia única e padronizada. A avaliação é realizada pelo órgão regulador, de forma técnica e imparcial, possibilitando criar uma série histórica para efeitos de comparação de desempenho ao longo dos anos.

Os resultados são divulgados por meio de metodologia de comparabilidade dos hospitais, classificados por cinco faixas identificadas por cores, com transparência e confiabilidade, o que contribui para o ganho reputacional e de credibilidade do hospital junto aos usuários, operadoras e sociedade em geral.

Dentre as vantagens de fazer parte do programa também estão a possibilidade de benchmarking (comparativo dos resultados do próprio hospital com os da média do setor e com outros resultados dos hospitais de excelência do Brasil) e o acesso a relatórios emitidos pelo sistema, que identifica lacunas e oferece informações para a melhoria da gestão assistencial do hospital.

A participação do hospital ainda favorece a implantação de modelos de remuneração baseados em valor, além de a unidade inscrita poder estar em eventos, seminário e oficinas exclusivos para os membros do programa.

Plantão de dúvidas on-line sobre o Sihosp  

Os hospitais participantes do Programa de Monitoramento da Qualidade Hospitalar poderão tirar dúvidas sobre o Sistema de Indicadores Hospitalares (Sihosp) todas as terças e quintas-feiras de 2022, em encontros que serão realizados por meio da plataforma Teams. Os plantões terão duração de 1h30min e não há necessidade de fazer inscrição. Para participar, o representante do hospital deve solicitar o link de acesso enviando e-mail para monitoramento.qualidade@ans.gov.br.
 

Confira abaixo os horários:  

Terças-feiras – das 10h às 12h  

Quintas-feiras – das 14h30 às 16h30



Fonte: ANS


Seguro Auto

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=