Publicado por Redação em Notícias Gerais - 12/04/2013 às 09:20:53

Prévia do PIB indica queda de 0,52% em fevereiro, diz BC

O desempenho da economia brasileira piorou em fevereiro deste ano e registrou queda de 0,52% em relação ao mesmo mês do ano passado. O dado, que desconta a interferência de efeitos sazonais, foi divulgado nesta sexta-feira pelo Banco Central (BC).

Nos últimos 12 meses, a alta foi de apenas 0,83%. O número é uma "prévia" do comportamento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro (a soma de todas as riquezas produzidas no País). O resultado se aproxima do resultado obtido no ano passado, quando o PIB brasileiro registrou alta de apenas 0,9%. O desempenho da economia foi prejudicado pela indústria e agropecuária.

Na mesma base de comparação, mas desta vez sem descontar efeitos sazonais, a alta foi de 0,44%. Esta é a melhor forma de análise, segundo especialistas. O Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br) é o indicador criado pela autoridade monetária para tentar antever o comportamento do PIB. O indicador é uma das ferramentas usadas pelo BC para definir a taxa básica de juros da economia brasileira, que atualmente está na mínima histórica de 7,25% ao ano.

Fonte: Terra

 


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

429 mil empresas foram criadas no 1° trimestre de 2013

No primeiro trimestre de 2013 foram criadas e passaram a funcionar no Brasil 428.741 mil novas empresas, É o que revela o estudo inédito da Serasa Experian sobre o Nascimento de Empresas, divulgado nesta segunda-feira, dia 27.

Notícias Gerais, por Redação

Veja dicas para se tornar fornecedor de grandes empresas

Para os pequenos e médios fornecedores, uma boa oportunidade para se estabelecer no mercado é conseguir um contrato com uma grande companhia. A parceria pode render bons retornos financeiros. Porém, é preciso atenção especial para lidar com esse tipo de cliente.

Notícias Gerais, por Redação

Fazenda: economia do Brasil "pode e deve" crescer acima de 4%

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou nesta segunda-feira que o Brasil "pode e deve" crescer entre 4% e 5%. Esta é a previsão oficial para o desempenho da economia no ano que vem e é a expectativa para o comportamento do Produto Interno Bruto

Notícias Gerais, por Redação

Pesquisa: apesar de desaceleração, Brasil ainda atrai investimento externo

Apesar da desaceleração econômica e da redução nas expectativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), o Brasil ainda é um dos mercados preferidos em investimento estrangeiro direto (IED), segundo uma pesquisa da Enrst & Young, divulgada na sexta-feira.

Deixe seu Comentário:

=