Publicado por Redação em Notícias Gerais - 01/09/2011 às 14:29:42

Preço do aluguel no Rio de Janeiro tem alta de 50%

SÃO PAULO – O preço do aluguel no Rio de Janeiro  subiu 50% no primeiro semestre de 2011 em algumas regiões, apresentando alta média entre 30% e 40%. O aquecimento do mercado imobiliário no estado foi estimulado pelos financiamentos dos programas habitacionais do governo federal e pelos eventos esportivos, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que estão levando os imóveis do Rio a registrar valorização expressiva.

De acordo com a Agência Brasil, o diretor de locação do Creci-RJ (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro), Carlos Samuel, informou que o estado passou por um longo período de falta de investimento no setor, além das condições de financiamento que não eram ideais.

Segundo Samuel, o aquecimento verdadeiro do mercado começou há cerca de cinco anos, quando o governo federal mudou a postura com relação ao financiamento e ao direcionamento de verbas para construção civil, o que levou uma quantidade maior de pessoas às compras, com prazos maiores e melhores de condições de pagamento.

Cenário
O baixo estoque de imóveis disponíveis para locação e a elevada procura também explicam a elevação. Além disso, a falta de oferta faz com que o preços dos imóveis cresçam na cidade.

Para o Creci-RJ, o cenário tende a ser de estabilidade no segundo semestre. “Para o primeiro semestre de 2012, acredito que haverá efetiva estabilização de preços, principalmente na área de locação, porque, até o fim do ano, haverá a entrega de 20 mil unidades habitacionais no Rio”, afirmou Samuel.

Por outro lado, para o vice-presidente da Ademi-RJ (Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário), Rubem Vasconcelos, a valorização dos imóveis vai continuar. Segundo ele, o crescimento esta transformando o Rio em grande atração para investidores de outro lugares. “O Rio de Janeiro está resgatando aquilo que sempre foi: a capital turística do Brasil”, explicou Vansconcelos.

Para ele, o preço do aluguel esta ligado ao preço do imóvel, ou seja, se o preço do imóvel aumenta, a tendência é que o valor da locação também aumente.

Estrangeiros no Brasil
De acordo com o diretor do Creci-RJ, o estado vem atraindo a atenção não só de investidores internacionais, mas também de estrangeiros que querem comprar ou alugar imóvel para morar.

A Imobiliária Judice & Araújo registrou alta de 150% do investimento de estrangeiros em imóveis no Brasil, com destaque para cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Os clientes internacionais já representam 30% das vendas da imobiliária e movimentaram um valor de R$ 25 milhões nos primeiros cinco meses do ano.

Segundo a assessoria de imprensa da imobiliária, franceses, ingleses, americanos e chineses são os mais interessados em comprar imóveis na capital fluminense.

Fonte: web.infomoney.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Corretor: esta é a chance de duplicar a carteira

Durante o painel “Seguros Patrimoniais – Gerenciamento de Risco”, o diretor-gerente comercial da Bradesco Auto/RE, Marco Antonio Gonçalves destacou o papel do corretor na distribuição do seguro.

Notícias Gerais, por Redação

Acordo vai permitir que Receita fiscalize empresas brasileiras nos EUA

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (13) um decreto legislativo que aprova o texto de um acordo entre os governos brasileiro e norte-americano para o intercâmbio de informações tributárias, que foi celebrado entre os dois países em 20 de março de 2007.

Notícias Gerais, por Redação

Veja 7 dicas para declarar o IR 2013

O prazo para declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física de 2013 começa em pouco mais de um mês. A Receita Federal deve divulgar, nas próximas semanas, as regras para o envio da declaração.

Notícias Gerais, por Redação

Falta de hábito em poupar explica captação menor da poupança

A falta de hábito do brasileiro em poupar parte dos seus ganhos, mesmo com o crescente aumento na renda verificado no País nos últimos anos, ajuda a explicar o resultado da captação em caderneta de poupança divulgado nesta quinta-feira pelo Banco Central (BC).

Notícias Gerais, por Redação

Criação de postos de trabalho recua 36% em agosto, aponta Caged

O Brasil registrou a criação de 190.446 mil vagas com carteira assinada em agosto, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgado pelo Ministério do Trabalho nesta quarta-feira (14).

Deixe seu Comentário:

=