POSTURA: Os perigos do uso incorreto do notebook
Usar o equipamento de forma incorreta pode ocasionar má postura e graves problemas de saúde.
Segundo dados da Organização Mundial de saúde (OMS), 85% da população mundial sofre de dores na coluna. O que muita gente não sabe é que o principal motivo que causa esta vilã conhecida como dor nas costas é a má postura.
Sabe-se que são muitos os fatores que podem levar uma pessoa a adquirir o hábito da má postura. Dentre os principais estão as atividades de vida diárias (AVDs), ou seja, a maneira de se sentar, de se deitar e dormir em colchões inadequados ao peso corpóreo, de carregar peso, dirigir um automóvel, a prática de atividade física inadequada, entre outros.
Mas, outra atividade tão corriqueira e inofensiva aos olhos das pessoas, que as tem levado a desenvolver a má postura é o uso incorreto do notebook. Nos dias atuais, cada vez mais pessoas optam por adquirir um micro-computador portátil em vez aos convencionais de mesa.
Dentre os benefícios de se ter um notebook está a facilidade em transportá-lo para onde quer que vá. Mas esses pequenos e funcionais equipamentos podem trazer um sério risco à saúde, quando não usados de maneira correta. E esse mau uso pode ter conseqüências graves e causar lesões por repetição, se o usuário não tiver cuidado.
Dados do Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de São Paulo (Crefito-SP), mostra que os problemas por esforço repetitivo, que atacam punhos, cotovelos, ombros, pescoço e coluna, atingem até 80% dos usuários.
Segundo o especialista e fisioterapeuta da clínica CorpoEquilíbrio, Vidigal Gasparini, “como o notebook é um equipamento mais compacto, algumas pessoas acabam ficando mais curvas ao utilizá-lo e, com isso, ocorre uma alteração na postura, podendo trazer dores nas costas e no pescoço”, declara.
Veja algumas dicas do especialista para usar o notebook de forma confortável:
1) Mantenha o topo da tela ao nível dos olhos e distante cerca de um comprimento de braço;
2) A cabeça e o pescoço devem permanecer em posição reta, e ombros e braços relaxados;
3) A região lombar (as costas) deve ficar apoiada no encosto da cadeira ou em um suporte para as costas;
4) Mantenha o antebraço, punhos e mãos em linha reta (posição neutra do punho) em relação ao teclado e o cotovelo junto ao corpo;
5) Deixe um espaço entre a dobra do joelho e a extremidade final da cadeira. Mantenha ângulo igual ou superior a 90 graus para as dobras dos joelhos e do quadril;
6) Os pés devem ficar apoiados no chão ou quando recomendado, usar o descanso;
Para quem não atentou para estas questões e hoje sofre com dores nas costas, a Podoposturologia promete solucionar tais problemas. A técnica francesa da área da fisioterapia tem como objetivo reeducar e realinhar a estrutura do corpo através de exames especializados que geram a prescrição de palmilhas proprioceptivas, que podem ser usadas tanto na prevenção como na cura dos problemas. A técnica corrige vícios posturais decorrentes dos desequilíbrios que comprometem a saúde tanto de atletas quanto de pessoas sedentárias.
Fonte: www.plenamulher.com.br