Publicado por Redação em Notícias Gerais - 16/12/2013 às 11:29:57

Posso ser demitido por comercializar produtos dentro da empresa?

De acordo com a advogada Cristina Bonilha, por previsão legal expressa o empregado não pode vender produtos durante a jornada de trabalho, pois a prática é motivo para demissão e até caracterização de justa causa.

"Quando a empresa admite um empregado, está contratando sua força de trabalho em troca do salário. Desta forma, espera-se que o empregado trabalhe com dedicação e esmero e não se dedique a atividades alheias que possam prejudicar o serviço."

No entanto, segundo a advogada, a empresa poderia adotar uma punição gradativa, ou seja, primeiro advertir e somente em caso de reincidência é que caberia a penalidade trabalhista máxima.

"A melhor solução seria advertir o funcionário de que o procedimento é contrário à lei e às normas da empresa e pedir que cesse a conduta. Com a comprovação de que se trata de uma atividade habitual, que cause prejuízos à empresa, é que a demissão por justa causa poderia ocorrer", diz.


Empresa pode autorizar a venda

Segundo a especialista, nada impede que o empregador autorize o empregado a vender cosméticos ou outro produto no ambiente da empresa para melhorar sua renda.

"Se a empresa entender que a comercialização não prejudica o bom andamento dos trabalhos, retira-se a gravidade da conduta e, portanto, não se configura a demissão", afirma a advogada.

Fonte: www.uol.com.br


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Consumidor tem direito a dano moral ao convênio negar exame

Os beneficiários de planos de saúde têm direito à indenização por dano moral quando houver negativa para realização de exames por parte da operadora, determinou o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Notícias Gerais, por Redação

MetLife adota certificado digital

A MetLife lança o programa Certificado Digital, focado em estratégias para melhorar o meio ambiente. O primeiro passo será o processo de digitalização dos certificados dos segurados, deixando de imprimir mais de seis milhões de folhas por ano.

Notícias Gerais, por Redação

Nuvem da internet criará 13,8 milhões de novos empregos no mundo até 2015

A migração de serviços tecnológicos para a nuvem da internet criará 13,8 milhões de novos postos de trabalho no mundo todo nos próximos três anos, sobretudo na Ásia,

Deixe seu Comentário:

=