Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 26/10/2011 às 09:31:52

Por que o Brasil é atrativo em Saúde?

Não só o Brasil, mas a América Latina em geral está atraindo investimentos estrangeiros em diversos setores, inclusive o de saúde. Os EUA e europa já não crescem como antes, o país norte-americano registra crescimento em torno de 3 a 5% por ano no segmento. De acordo com a presidente da empresa americana de Private Equity Warbug Pincus, Cecilia Gonzalo, a falta de inovação, principalmente no mercado farmacêutico, fontes pagadoras mais restritivas e o conservadorismo do FDA são alguns dos motivos dessa desaceleração. No sentido contrário está a América Latina (AL) registrando de 10 a 15% de crescimento em saúde por ano, com estabilidade econômico e maior previsibilidade, além de movimentos de consolidações importantes.

Segundo Cecilia, as três economias da região que mais têm atraído capital estrangeiro nos últimos 5 anos são Brasil, Colômbia e Argentina. “O Brasil é atrativo em termos absolutos devido ao tamanho do mercado, dos gastos em saúde, cerca de 9% do PIB, número maior que países emergentes como China e índia. As estimativas de analistas de mercado apontam um crescimento entre 10 a 12% para a saúde ao ano no País, bem acima dos 4 a 6% estimados para o PIB. A previsibilidade econômica se dá pela tendência de aumento da classe média, do envelhecimento da população – as projeções afirmam que até 2020 a população acima dos 65 anos vai triplicar -, e, para completar, pela busca de crescimento orgânico e inorgânico de Pequenas e Médias Empresas (PMEs).

Melhores áreas

O setor de serviços de saúde é o mais promissor, segundo Cecilia, do segmento. Dos US$ 140 bilhões gastos com saúde no Brasil, US$ 120 são destinados para área de serviços. Medical devices e farmacêutico foram outros dois mencionados pela executiva. “A entrada no setor farmacêutico ainda é cara. Interesse de privates equity no segmento ainda não são comparáveis a outros setores, mas a tendência é de avanço”, diz Cecilia. O presidente da companhia de private equity Advent International, Juan Pablo zucchini, lembrou também o movimento de farmacêuticas nacionais interessadas em investir fora do Brasil, em países como Colômbia, Paraguai, Bolívia, entre outros.

“Outro aspecto importante de ressaltar é de que os grupos que estão se dando bem na AL entendem as peculiaridades de cada país, possuem equipes locais e profissionais com expertise em termos de tecnológicos e regulatórios”, afirma o presidente da Bausch + Lomb, Mariano García Valiño.

Barreiras

Os especialistas listaram alguns desafios que precisam ser transpostos para o sucesso dos investidores no Brasil. São eles: gestão, entender a regulação do país e para onde está caminhando e também o modelo de negócio; mercado pulverizado; e distorções entre regiões. “O management no Brasil não é muito flexível. Se as empresas de saúde ficam em regiões afastadas das principais capitais geralmente possuem problemas de gestão”, diz Valiño.

Apesar de alguns obstáculos, é consenso entre os especialistas ouvidos pelo Saúde Web de que as oportunidades sobrepõem-se às dificuldades. Presente e futuro são vistos como promissores.

Fonte: http://saudeweb.com.br | 26.10.11
 


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Não deixe a pressão te pegar

O tema destacado pela OMS para o Dia Mundial da Saúde é o da hipertensão arterial, que assola uma em cada três pessoas no mundo. Artigo de especialista do Incor alerta para os perigos dessa doença

Saúde Empresarial, por Redação

Associação Medica de Santos vai levar atendimento gratuito aos idosos

Profissionais da Associação dos Médicos de Santos (AMS), 70 km de São Paulo, prestarão serviços gratuitos à população durante o Congresso Interdisciplinar da AMS nos dias 17 e 18 de agosto.

Saúde Empresarial, por Redação

Saiba como se tornar uma pessoa muito saudável

Se tornar uma pessoa saudável pode não ser uma tarefa fácil para aquelas que não dedicam tempo aos exercícios e não têm uma alimentação adequada, por mais que ela não seja alguém aparentemente gorda.

Saúde Empresarial, por Redação

Pesquisa desenvolve vacina promissora contra a hepatite C

Uma nova vacina contra a hepatite C mostrou resultados promissores em um ensaio clínico em estágio inicial com pessoas. A equipe de pesquisadores disse que a vacina, baseada em um vírus do resfriado modificado e testada de maneira segura em 41 pessoas,

Deixe seu Comentário:

=