Publicado por Redação em Notícias Gerais - 24/05/2013 às 09:14:35

Pequenas empresas ampliam em 4,8% as vendas

 As micro e pequenas empresas do Grande ABC tiveram, na média, impulso de 4,8% no faturamento real (descontada a inflação) no primeiro trimestre deste ano na comparação com igual período de 2012, segundo dados de estudo do Sebrae-SP divulgado ontem. O crescimento ocorreu, entre outros motivos, por causa da queda do desemprego e pela melhora do nível de renda da população, que ajudaram a manter o consumo interno aquecido, de acordo com analistas da entidade. A receita total dessas companhias na região, estimada pelo Sebrae, é de R$ 6,8 bilhões nos três primeiros meses de 2013, R$ 309 milhões mais que no início do ano passado.

O ritmo de evolução das vendas no Grande ABC ficou acima do índice observado na média estadual, em que houve avanço de 3,6%. Para o coordenador da pesquisa, Pedro Gonçalves, a evolução mais favorável também reflete a base fraca de comparação. Isso porque, de janeiro a março de 2012 ante mesmo trimestre de 2011, as micro e pequenas do Grande ABC tinham observado queda de 6,2% no faturamento.
 
Os números do estudo também mostram que cresceu em 0,7% o nível de ocupação nas pequenas firmas no primeiro trimestre na região, o que também foi um índice melhor que em todo o Estado (que teve alta média de 0,3%).
 
SETORES - Em todo o Estado, o setor que mais se destacou foi o de serviços, com alta de 6,1% nas vendas no primeiro trimestre, seguida por comércio (2,2%) e pela indústria (1,8%).
 
Do ramo de serviços, um exemplo das que estão em crescimento é a Atitude Assessoria Esportiva Empresarial, que é especializada em ginástica laboral. O faturamento aumentou 20% (cerca de 14% se descontada a taxa inflacionária) neste início de ano. A proprietária, Maria Aparecida Pereira Machado, cita que houve um trabalho de melhoria da gestão e de treinamento de pessoal, que ajudou a companhia a atender a demanda de outras empresas. A Atitude atualmente conta com quadro de 26 empregados, quatro a mais que em 2012.
 
EXPECTATIVA - Para o economista do Sebrae, a expectativa é de continuidade de números favoráveis. Porém, por causa de fatores de incerteza, entre os quais o aumento da inflação, a entidade espera crescimento menor que em 2012 - no Grande ABC, no ano passado, na média o faturamento das micro e pequenas subiu 10,2% ante a receita de 2011.
 
Representantes de APLs vão a reunião em Brasília dia 6
 
O secretário de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo, Jefferson da Conceição, vai a Brasília, junto com representantes de pequenas indústrias de diversos segmentos, para se reunir no dia 6 com integrantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
 
O objetivo é levar reivindicações de empresas de segmentos como autopeças, ferramentaria, indústria da panificação, gráficas, entre outras, que fazem parte hoje de APLs (Arranjos Produtivos Locais) do Grande ABC - projetos destinados a integrar os empresários para a busca de soluções comuns, por meio da interlocução com instituições públicas e privadas, e o apoio de entidades patronais e de trabalhadores e de prefeituras da região.
 
Entre os temas a serem discutidos, um deles é da criação de Inovar-Peças, para o aumento da competitividade do segmento de autopeças. Outra é o estabelecimento de metas para os próximos dez anos relacionadas à geração de empregos e à aquisição de ferramentaria nacional, em contrapartida aos incentivos fiscais dados às montadoras nacionais pelo programa Inovar-Auto.
 
Fonte: Terra

Massificados

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Perspectiva de corte na Selic sustenta alta do Ibovespa

No primeiro dia de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), os investidores domésticos operam com otimismo, impulsionados pela possibilidade de um novo corte na taxa básica de juros.

Notícias Gerais, por Redação

Petróleo fecha em alta pelo 2º dia consecutivo em NY e em Londres

Os preços dos contratos futuros de petróleo subiram nesta quinta-feira em Nova York e em Londres pelo segundo dia consecutivo, em um mercado alentado pelo anúncio de uma bateria de medidas de apoio aos bancos na Eurozona.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas da Ásia sobem com cautela após corte da Itália

As Bolsas de Valores asiáticas fecharam em alta nesta terça-feira, com exceção de Tóquio, mas com cautela depois do rebaixamento da Itália pela Standard & Poors e enquanto a Grécia negociava empréstimos com os credores internacionais, em meio a preocupações de que a crise de dívida da Europa desencadeie uma crise bancária.

Deixe seu Comentário:

=