Os benefícios do atum


O atum é um alimento baixo em gordura, rico em proteínas que pode apoiar os seus objetivos na musculação.

Devido ao seu perfil nutricional, o atum é a escolha de alimento para muitos fisiculturistas e pode ser útil quando se está ganhando massa ou quando se quer cortar a gordura para uma competição.

O atum pode ser consumido de diversas formas: fresco, cru, enlatado, etc. Sendo a sua apresentação mais usual enlatado, o qual é conservado no azeite de oliva, azeite vegetal, ou água.

Existem diferentes tipos de atum, mas nem todos têm o mesmo prestígio gastronômico: os mais procurados são o atum vermelho e branco. O vermelho constitui uma das espécies mais apreciadas nos mercados internacionais e é o protagonista da culinária japonesa, pois é usado na preparação de sushi.

O atum é fácil de comer, já que vem em latas e não necessitam de cozimento. Isto é importante para os fisiculturistas já que muitos fazem seis ou sete refeições por dia. Comer muitas vezes ajuda a empacotar todas as calorias que você precisa para o crescimento muscular sem sentir cheio.

Além disso, também ajuda a controlar os níveis de insulina e de cortisol, um hormônio que poderia obstruir o desenvolvimento muscular por seu efeito catabólico.

O atum e a saúde

O atum, conhecido em algumas partes da Espanha, como a carne do mar, contém grandes quantidades de ácidos graxos ômega 3, bom para o coração e para o bom desempenho neural e das articulações.

Estes ácidos também ajudam na prevenção de trombose e arteriosclerose, melhora o funcionamento do cérebro de pessoas na idade adulta e reduzem o risco de doenças mentais na velhice.

Além disso, também ajuda a reduzir a pressão sanguínea e pode regular e reduzir os níveis de colesterol no sangue. Sua contribuição nutricional

O atum é um alimento saudável e nutritivo, rico em proteínas e baixo em gorduras e calorias. Entre os nutrientes essenciais que ele contém estão: cálcio vitaminas A, B e D, e ácido Omega 3.

As proteínas do atum, como as de outros peixes, são facilmente digeridas e metabolizadas de forma muito eficiente. Uma lata de 6 onças de atum pode fornecer um terço da porção diária recomendada de vitamina B12.

O atum enlatado mantém o seu valor nutricional quando é corretamente processado. Uma porção de 100 gramas de atum em água tem aproximadamente 30 gramas de proteína e 116 calorias.

Precauções

Devido ao conteúdo de mercúrio que pode conter o atum, se recomenda não mais de 3-4 latas de atum de 100 gramas por dia (300-400 gramas) (90-120 gramas de proteína).

Fonte: /www.saudedicas.com.br