Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 23/03/2012 às 15:54:16

Novo remédio pode ser eficiente no combate a infecções hospitalares

Estudo combinou droga que diminui resistência de estafilococos a antibiótico

Um novo estudo revela que a aplicação conjunta de um remédio com um antibiótico já disponível no mercado pode ajudar no tratamento das infecções por Staphylococcus aureus resistentes a meticilina (SARM). Comuns em hospitais, estima-se que as infecções por estafilococos sejam responsáveis por um número de mortes maior do que por Aids nos Estados Unidos, segundo informações de 2005. Até agora, a principal arma dos médicos para combater infecções bacterianas eram drogas usadas isoladamente.

Os estafilococos costumam causar infecções de pele superficiais e profundas, podendo atingir os tecidos subcutâneos e a musculatura. A resposta do sistema imunológico pode resultar no surgimento de calor, tumoração, dor no local e produção de pus. Também podem provocar conjuntivites, pneumonias, meningites, endocardites e infecções da corrente sanguínea, ou provocar uma doença generalizada, envolvendo vários órgãos.

A nova pesquisa apresenta uma abordagem que envolve a combinação de um novo remédio, chamado PC190723, com uma classe de antibióticos, os betalactamases. A junção das drogas torna as bactérias SARM novamente sensíveis através de um "efeito dominó", onde o PC19072 bloqueia a expressão da proteína FtsZ da divisão celular, que danifica uma segunda proteína chamada PBP2. Como a PBP2 é necessária para a resistência de SARM a antibióticos betalactamases, sua interferência sensibiliza novamente SARM a betalactamases.

A inativação da proteína FtsZ parece também inibir o crescimento de SARM. Os resultados apresentam evidências de que os dois antibióticos agem sinergeticamente, o que significa que seus efeitos combinados são muito maiores do que suas ações separadas. Além disso, é necessária uma quantidade bem menor de cada uma das substâncias para combater a infecção, possibilitando evitar efeitos colaterais. O estudo foi publicado na última edição da revista "Science TranslationaL Medicine" e realizado pela Universidade de Toronto, em parceria com a Universidade de Nova de Lisboa.

Fonte: oglobo


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Plano de saúde empresarial sai até 149% mais barato do que individual

SÃO PAULO - Um levantamento feito pela Mercer Marsh Benefícios revelou que planos coletivos empresariais de saúde (contratados por empresas para seus funcionários) custam, em média, menos da metade do valor cobrado por planos individuais (contratados por famílias).

Saúde Empresarial, por Redação

“A medida virá, com o governo querendo ou não. Então, o governo precisa sentar-se à mesa, juntamente com os parlamentares e os movimentos sociais”, observou o senador Humberto Costa (PT-PE) em audiência pública

Saúde Empresarial, por Redação

Anvisa busca reconhecimento como Centro Colaborador da OMS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) busca ser reconhecida como Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS), conforme decisão da Diretoria Colegiada nesta última terça-feira (7/8).

Saúde Empresarial, por Redação

ANS esclarece regras de uso do Cartão Nacional de Saúde

Em relação à obrigatoriedade do Cartão Nacional de Saúde (CNS) para os atendimentos pelo SUS a partir do dia 1° de março, e pelos planos de saúde a partir do dia 05 de junho, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) esclarece que:

Saúde Empresarial, por Redação

ANS estuda abaixar preço de planos de saúde para idosos

A Agência nacional de Saúde Suplementar (ANS) juntamente com as operadoras de planos de saúde todos país estão buscando uma forma para conseguir reduzir o preço da mensalidade para todos os beneficiários com idade superior a 59 anos.

Saúde Empresarial, por Redação

Albert Einstein é eleito o melhor da América Latina

Em ranking elaborado pela revista América Economia, instituição alcançou índice de qualidade de 94,05 pontos dos 100 possíveis. Indicadores como Capital Humano, Eficiência e Prestígio também foram considerados

Deixe seu Comentário:

=