Publicado por Redação em Carreira - 08/03/2023 às 11:21:44

Mulheres em posições de poder: como a igualdade de gênero no mercado de trabalho pode impactar a economia



A presença feminina em cargos de liderança: por que isso é importante para a diversidade corporativa

A presença feminina em cargos de liderança vem aumentando progressivamente nos últimos anos. Mesmo assim, as mulheres ainda enfrentam desafios para alcançar a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho.

De acordo com dados do IBGE, em 2020, apenas 37,4% dos cargos de gerência no Brasil eram ocupados por mulheres. No entanto, estudos mostram que empresas com uma presença feminina forte em posições de liderança tendem a ser mais inovadoras e rentáveis.

Para discutir essa questão, diversos eventos e iniciativas têm sido promovidos, tanto por empresas quanto por organizações da sociedade civil. Em março, por exemplo, é celebrado o Dia Internacional da Mulher, que é uma oportunidade para destacar a importância da igualdade de gênero no mundo do trabalho.

De acordo com pesquisa realizada pela Grant Thornton, divulgada em 2022, 38% dos cargos gerenciais nas empresas eram ocupados por mulheres, uma pequena queda quando comparado a 2021, quando o percentual era de 39%. Indo na contramão dos números e apostando no potencial feminino, destacamos a seguir algumas empresas que possuem mulheres em cargos de liderança em importantes empresas do país a fim de levantar os indicadores do mercado e garantir cada vez mais visibilidade ao tema. Confira:

Intelligenza IT, consultoria nacional de tecnologia SAP para RH, segue investindo e ampliando iniciativas em prol do desenvolvimento de uma cultura interna cada vez mais inclusiva e diversa, valorizando seus profissionais e promovendo programas internos de capacitação e desenvolvimento de talentos. Como resultado, a empresa deseja alcançar um modelo de gestão cada vez mais sustentável e alinhado com o futuro do mercado, como ampliar e expandir a contratação de profissionais e promover sua evolução dentro da empresa. Com essa iniciativa, a HRTech conta hoje com um quadro interno de mais de 280  funcionários, dos quais, 42% são representados por pessoas que se identificam como gênero feminino, sendo 48% delas responsáveis por cargos de liderança.

Já na Sorte Online, maior plataforma de inovação digital em loterias e uma das principais do segmento no país, mulheres em cargos de especialistas e liderança representam 47,62% em comparação com homens nas mesmas posições. Entre 2021 e 2022, o time de People da empresa criou vagas afirmativas para incentivar que houvesse um aumento no número de mulheres em um segmento predominantemente masculino, como o de tecnologia.

Traive™ é uma plataforma que digitaliza toda a jornada do crédito agrícola desde a demanda do produtor até o mercado financeiro. Cerca de 31% do time é feminino. A iniciativa é da Chief AI Officer e co-fundadora da empresa, Aline Pezente, que desde o início da empresa, em 2017, abraçou o desafio de trazer mais mulheres para o setor. A tecnologia da Traive permite que empresas de defensivos, revendas, cooperativas e tradings façam a análise, registro, gestão e comercialização de seus créditos em uma única plataforma. Além disso, a solução gera uma avaliação de risco imediata com seus modelos de inteligência artificial proprietários que, por meio de mecanismos de monitoramento em tempo real do risco da carteira de crédito, contribui para que gestores de crédito, bancos e fintechs tomem decisões mais precisas e ágeis, reduzindo custos e mitigando riscos financeiros.

Infojobs também se destaca com uma liderança feminina focada em apoiar e impulsionar equipes para provocar impacto positivo. A CEO da plataforma líder no mercado é responsável pela operação no Brasil e tem mais de 21 anos de experiência na área de tecnologia e RH. Ana provou que é possível se destacar e digitalizar um setor tradicional, além de combater as dificuldades de gênero.

Atualmente, a empresa possui 56,5% de lideranças femininas e o time de colaboradores é composto por 63,3% de mulheres, prezando pela representatividade. Além de ser responsável pelo “Infojobs impulsiona Mulheres“, iniciativa que busca promover o protagonismo feminino no mercado de trabalho. Em um dos painéis de 2023, os especialistas abordarão sobre os paradigmas da ascensão de lideranças em diferentes setores e como as mulheres chegam ao topo.

Impulso, organização especializada no desenvolvimento de profissionais e entrega de times de tecnologia sob demanda, acredita fortemente na diversidade e tem o tema como um dos pilares essenciais da companhia. Recentemente, a empresa desenvolveu um programa de incentivo que subsidia 80% do custo do serviço para que companhias contratem pessoas de grupos minorizados. Com mais de 73% dos cargos de liderança ocupados por mulheres, a empresa faz questão de destacar a importância desse movimento em sua página oficial, a fim de inspirar outras organizações a adotarem práticas mais inclusivas e igualitárias. Para incentivar ainda mais a contratação de pessoas de grupos minorizados, a Impulso implementou marcadores identitários em seus sistemas de gerenciamento de talentos. Esses marcadores auxiliam no processo de seleção e oferta de vagas afirmativas para mulheres e outras minorias. Com isso, a empresa reforça seu compromisso com a diversidade e com a promoção de um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo.

A Juntos Somos Mais, startup de tecnologia fruto de uma joint venture entre Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre. É criadora do maior ecossistema de construção civil do país, reúne mais de 40 marcas líderes do setor, conta com mais de 90 mil lojas cadastradas e dialoga com quase 1 milhão de pessoas, entre lojistas e profissionais de obra. Desde setembro de 2022, conta com Juliana Carsoni como CEO da empresa. Com vasto conhecimento em marketplaces, transformação digital no varejo e trade, a chegada da executiva na startup incentiva outras mulheres a fazerem parte do segmento matcon, tão tradicionalmente masculino, além de fomentar a presença feminina em cargos de  liderança.

No Melhor Envio, plataforma de intermediação logística entre vendedores virtuais e transportadoras, dos 423 colaboradores, 56% são mulheres. Entre as principais lideranças, está a CGO, Stela Torres, que conduz as frentes de Customer Success, Comercial, Marketing, Business Development e a construção e execução de todas as estratégias de revenue e crescimento da empresa.

Ekko Group, incorporadora líder no segmento de médio e alto padrão da região Metropolitana de São Paulo, apesar de atuar em um setor majoritariamente masculino, também é marcada pela forte presença feminina em cargos de liderança. São cerca de 42% dos cargos comandados por mulheres. Entre elas a Vice Presidente de Incorporação, Laryssa Burgos; a Ingrid Dias, como CMO; Ana Paula Cincea, como Diretora de Incorporação, Mariana Soares, como Diretora do Jurídico; Nadia Nolasco como Diretora de Controladoria e a Juliana Baldim como Diretora de Transformação.

Na AutoForce, primeira plataforma de Cloud Commerce para venda e compra de veículos na América Latina, o compromisso com a equidade feminina e diversidade se reflete no índice de mulheres em posições de liderança: 60% da alta e média gerência são mulheres, algo raro nos segmentos automotivo e de tecnologia, tradicionalmente liderados por homens. Quando considerados todos os níveis hierárquicos, o índice chega a 41%. Uma das lideranças da AutoForce é Isaiane de Mendonça, Chief Product Officer (CPO) e sócia-fundadora da martech. Isaiane é graduada em Ciência da Computação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e, atualmente, é uma das responsáveis pelo time de desenvolvimento e programação da companhia. “A diversidade é uma pauta estratégica na AutoForce. Para nós é motivo de orgulho ter um quadro sem disparidade de gênero e diversa”, analisa


 

Fonte: Mundo RH


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=