Publicado por Redação em Gestão do RH - 30/10/2024 às 09:25:33

Meta Demite Funcionários por Mau Uso de Vale-Refeição



A Meta demitiu recentemente cerca de duas dezenas de funcionários em um episódio que está sendo chamado de “Grubgate”, devido ao mau uso de um benefício de US$ 25 (R$ 142,38) em créditos de refeição do Grubhub (plataforma de entrega de comida, como o iFood).

Segundo o Financial Times, os créditos, que eram destinados a funcionários trabalhando até tarde ou em escritórios sem refeitórios, foram utilizados para comprar itens não alimentares, como detergente para roupas, taças de vinho e produtos para acne.

As demissões na gigante das redes sociais foram direcionadas àqueles que usaram o benefício fora dessas regras e de maneira consistente ao longo de um período prolongado. Segundo relatos, alguns dos funcionários demitidos acumulavam seus créditos, enquanto outros mandavam as refeições para suas casas. A empresa teve certa tolerância em relação aos profissionais que não demonstraram um padrão de violação da política e que o fizeram apenas ocasionalmente, emitindo advertências em vez de demissões.

O caso gerou debates dentro da empresa sobre a justiça do processo de tomada de decisão, expondo tensões subjacentes em relação aos benefícios oferecidos aos funcionários, às políticas corporativas e às medidas de corte de custos em andamento.

As reações entre os funcionários foram diversas. Alguns demonstraram preocupação com a rigidez da aplicação das regras, enquanto outros defenderam as ações da empresa, argumentando que os funcionários estavam cientes das políticas.


Demissões na Meta e o “Ano da Eficiência”

O caso “Grubgate” acontece no contexto da estratégia do “Ano da Eficiência” da Meta, iniciada pelo CEO e fundador, Mark Zuckerberg. O plano visa apertar as políticas da empresa e reduzir custos.

As demissões decorrentes do uso inadequado dos créditos de refeição geraram discussões sobre possíveis conexões com mudanças organizacionais mais amplas, coincidindo com uma recente rodada de demissões e reestruturação que impacta divisões como Instagram, Reality Labs (focada em realidade aumentada e virtual) e WhatsApp. Isso faz parte dos esforços contínuos da empresa para otimizar suas operações e alocar recursos de forma mais eficiente.

“Hoje, alguns times da Meta estão fazendo mudanças para garantir que os recursos estejam alinhados com suas metas estratégicas de longo prazo”, disse o porta-voz da Meta, Dave Arnold, em um comunicado na semana passada. “Isso inclui mover algumas equipes para diferentes localizações e realocar alguns funcionários para novas funções. Em situações como essa, quando uma função é eliminada, nos esforçamos para encontrar outras oportunidades para os profissionais afetados.”

Essa nova onda de demissões segue outra série de cortes de empregos na divisão de Reality Labs da Meta no início deste ano. Em 2022, a empresa inicialmente demitiu 11 mil funcionários devido a projeções de crescimento excessivamente otimistas após a pandemia de Covid-19.

Durante uma reunião geral naquele ano, Zuckerberg alertou os funcionários sobre o difícil cenário econômico, destacando a necessidade de desacelerar as contratações e implementar cortes de custos. Como parte da nova estratégia fiscal da empresa, a Meta afirmou que aumentaria suas expectativas de desempenho para os funcionários.

O CEO chegou a dizer aos profissionais: “Acho que alguns de vocês podem decidir que esse lugar não é para vocês, e essa auto-seleção está ok para mim. Sendo realista, há provavelmente um monte de gente na empresa que não deveria estar aqui.”

Depois disso, a Meta supostamente avaliou milhares de seus funcionários de tecnologia como “abaixo do esperado”. Segundo a plataforma The Information, o vice-presidente Maher Saba pediu aos gerentes que identificassem pessoas em suas equipes que “precisam de apoio” e que encaminhassem para desligamento os profissionais de baixo desempenho que “não conseguem se alinhar.”

Outros 10 mil funcionários foram demitidos como parte dos esforços de reestruturação em 2023.


 

Fonte: Forbes


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