Publicado por Redação em Gestão do RH - 28/06/2023 às 11:57:59

"Me fascina entender de gente", diz a CMO da Pepsico Brasil



Paulistana do Tatuapé, Cecilia Dias, hoje vice-presidente de marketing da Pepsico Brasil Alimentos, teve uma infância de muita brincadeira na rua: taco, queimada, bicicleta – dentro de casa, a farra também era grande: a mais velha de quatro irmãos, cachorro pra cá e pra lá… Na fase adolescente, sobressaiu um lado mais introspectivo: gostava de ficar sozinha, lendo, em vez de sair toda hora com os amigos.

“Minha mãe (professora até hoje) lia muito, e minha avó tinha a coleção da Agatha Christie, na qual fiquei viciada. Viajava nas histórias. Outro livro que adorei foi Capitães da Areia, de Jorge Amado”, conta a executiva, hoje com 44 anos, e há dois anos na sua atual posição na Pepsico. No marketing da companhia ela está há cinco anos.

Veja os CEOS mais bem avaliados do Brasil em 2003:

Sidney Klajner – Hospital Israelita Albert Einstein

O Dr. Sidney Klajner, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein há mais de seis anos, atua como médico do hospital há mais de três décadas. Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1991, Klajner construiu uma carreira médica marcada pelo pioneirismo em tratamentos, publicou 11 trabalhos de cirurgia digestiva em revistas internacionais e foi autor de 5 livros. Assumiu como vice-presidente do Einstein de 2010 a 2016 e chegou à presidência em dezembro de 2016.

Liel Miranda – Mondelez Brasil

Formado em administração pela UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), Miranda assumiu a presidência da multinacional Mondelez no Brasil no final de 2019. Antes disso, construiu uma longa carreira na Souza Cruz, antiga BAT, onde entrou como trainee. Liderou o marketing da empresa em países como China e Canadá e chegou ao cargo mais alto no Brasil em 2017.

Daniel Justo – Ford Brasil

Há mais de 20 anos na Ford, Daniel Justo ocupa o cargo de presidente da empresa para a América do Sul há quase dois anos. Antes disso, atuava como CFO para a mesma região. O executivo é formado em administração pela Universidade Mackenzie, fez MBA no Insper e passou por instituições internacionais como a London Business School e a Universidade de Pittsburgh.

Fernando Parrillo – Prevent Senior

O administrador Fernando Parrillo, presidente da Prevent Senior, fundou a operadora de saúde há 26 anos ao lado de seu irmão, Eduardo. A dupla começou com uma única ambulância, em 1997, comprou uma clínica em Santo Amaro e, na sequência, o primeiro hospital, voltado para a população a partir de 49 anos.

Atsushi Fujimoto – presidente e COO da Honda South America

O economista japonês ingressou na Honda em 1986. Ocupou a posição de presidente de operações da empresa em países como Malásia, Tailândia e China e assumiu a Honda South America em abril de 2021.

Cecília faz parte da lista Forbes Melhores CMOs do Brasil, destacando 10 talentos que conseguiram traduzir com brilhantismo o espírito do nosso tempo à frente de posicionamentos e ações de marketing vitoriosas. São executivos que ajudam a valorizar ainda mais as poderosas marcas que representam. Entre elas estão Mondelēz, Pespico, Notco, Nestlé, Smiles, Boticário, GM, Mastercard, Reckitt e Vivo.

Semeado pela frequência de leitura (“passava as férias lendo de tudo”), o sonho de ser escritora entrou no radar de Cecília – o que acabou não acontecendo, mas foi o suficiente para colocá-la nos trilhos da comunicação social, curso superior no qual se formou pela ESPM. A publicidade logo a fisgou, e o desejo de morar sozinha e ter independência financeira acelerou a estudante a buscar seu primeiro emprego. Conseguiu entrar no programa de trainee da Câmara Americana.

Subiu um degrau quando foi atrás de outro anúncio no mural da faculdade: estágio no trade marketing da Unilever. “Nem sabia o que era, mas a palavra marketing já bastou para me interessar.” Aqui, uma curiosidade sobre a trajetória da executiva e de seu pai: ele trabalhou na Unilever até 1994 – Cecília entrou na companhia em 1999, e lá ficou por 19 anos. “O desafio que tenho atualmente é o mais legal da minha carreira toda – cuidar do negócio de salgadinhos da PepsiCo, com marcas das mais amadas nesse segmento, como Doritos, Cheetos, Ruffles, Lay´s e Elma Chips.”

Ao destacar grandes trabalhos recentes, a CMO lembra da campanha de Lay´s, do ano passado. “Mostramos algo que nem todo mundo sabe, que a nossa batata vai do campo para o pacote em 48 horas, um processo simples que envolve batata, óleo e sal. Temos uma preocupação muito genuína com o consumidor e com a diversidade que envolve nossos castings.”

Para 2023, ela sublinha que o desafio é enorme, uma vez que os resultados dos anos anteriores são muito bons. “A barra está alta para a gente continuar evoluindo; seguir relevante para o consumidor em um ambiente sempre em transformação.”

A rotina de Cecilia se divide entre o filho Nic, de 7 anos, (“superfofo, uma figura, aprendo muita coisa com ele”), a prática de pilates (“faço há mais de 10 anos, três vezes por semana, cedinho”) e os compromissos profissionais. “Se você fica só no escritório, é difícil se conectar com as pessoas – me fascina entender de gente, ter um olhar cada vez mais humano.”

 

Fonte: Forbes (Décio Galina)


Linhas Financeiras

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=