Publicado por Redação em Notícias Gerais - 23/03/2012 às 08:52:20

Inflação semanal acelera para 0,51%, puxada por habitação

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-S), que mede a inflação semanal, acelerou a alta para 0,51% na terceira quadrissemana de março, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira. Na segunda semana do mês, o indicador havia registrado alta de 0,47%. Na terceira semana de fevereiro, a elevação havia sido de 0,07%. Das oito classes que compõem o indicador, cinco aceleraram a alta de preços. O grupo habitação deu a principal contribuição para o avanço do IPC-S, com alta de 1,02% na terceira semana, ante 0,89% na segunda.

Destacou-se, nesse grupo, o comportamento dos itens empregada doméstica mensalista (4,1% segunda semana para 4,93% na terceira), aluguel residencial (0,74% para 0,95%), taxa de água e esgoto residencial (1,26% para 1,85%) e condomínio residencial (1,01% para 1,09%).

Também aceleraram as altas de preços os grupos alimentação (0,43% para 0,52%), saúde e cuidados pessoais (0,52% para 0,6%), despesas diversas (0,06% para 0,12%) e educação, leitura e recreação (0,24% para 0,28%). Houve desaceleração nos preços dos grupos transportes (0,34% para 0,2%), comunicação (-0,19% para -0,28%) e vestuário (0,31% para 0,27%).

Na quinta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) -c onsiderado uma prévia da inflação oficial -, que subiu 0,25% em março, mostrando uma forte desaceleração ante a alta de 0,53% registrada em fevereiro.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Moda, uma oportunidade para empreender

A definição de moda como identidade cultural, artística e comportamental de um país é ampla. No Brasil, ainda mais. Pelo tamanho e importância, o setor é uma potente locomotiva da economia nacional que estima faturar algo em torno de R$ 135,7 bilhões em 2012.

Notícias Gerais, por Redação

Aposentados devem fazer 'comprovação de vida' a partir de hoje

Os aposentados, pensionistas e anistiados devem apresentar um documento oficial de identificação (identidade ou carteira profissional) e o CPF.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma: Brasil tem de dobrar renda per capita para ser desenvolvido

A presidente Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira que para o Brasil ser considerado um país desenvolvido precisará "dobrar sua renda per capita", mas ela não se comprometeu com um prazo para atingir essa meta ao discursar no almoço com os oficiais generais das Forças Armadas.

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa inicia o pregão com leve alta, embalado por indicadores dos EUA

O Ibovespa segue o otimismo de Wall Street, após indicadores econômicos melhores do que os esperados nos EUA e inicia o pregão regular desta quinta-feira (3) com valorização.

Notícias Gerais, por Redação

Supremo revê decisão que poderia invalidar medidas provisórias

Após pedido da AGU (Advocacia-Geral da União), o Supremo Tribunal Federal modificou o efeito de uma decisão tomada ontem que colocaria em risco centenas de leis, editadas por MP (medida provisória).

Notícias Gerais, por Redação

Inflação semanal cai em três capitais no final de fevereiro

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) na última semana de fevereiro registrou registrou variação de 0,24%, com queda de 0,03 ponto percentual da taxa divulgada na última apuração segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Notícias Gerais, por Redação

Dilma, aliados e o bom comportamento

A reforma ministerial vem aí e os partidos da base aliada, aposta o governo, querem enviar sinais de bom comportamento para a presidente Dilma Rousseff.

Deixe seu Comentário:

=