Publicado por Redação em Notícias Gerais - 06/09/2013 às 10:14:50

Inflação acelera alta para 0,24% em agosto pressionada pela alta do dólar

A inflação oficial do país ficou em 0,24% em agosto, ante alta de 0,03% em julho, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (6). Em 12 meses, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumula alta de 6,09%, menor variação desde dezembro de 2012.

alta de quase 15% do dólar no ano atrapalhou a tendência de queda da inflação em agosto, o que pode dar impulso a um ciclo mais longo de aumento dos juros no Brasil.

Os preços de artigos de residência apresentaram o mais alto resultado de grupo, com 0,89%, após ter registrado 0,28% em julho. Produtos como computadores e televisores subiram após o dólar atingir o maior nível em quase cinco anos no mês passado, segundo analistas. 

INFLAÇÃO ACUMULADA EM 12 MESES
IBGE
Fonte: IBGE

Leite longa vida é novo vilão da inflação

O leite longa vida (alta de 3,75% no mês), mesmo com alta inferior a julho (5,06%), liderou o ranking dos principais impactos do mês, junto com a refeição consumida fora, que foi de 0,21% para 0,76%. O produto é o novo vilão da inflação.

Quanto aos produtos em queda no mês, a cebola ficou 22,84% mais barata, o mais expressivo impacto para baixo, com –0,04 ponto percentual.

BC diz que é preciso ficar vigilante com a política monetária

O Banco Central (BC) vinha contando com essa tendência para ajudar a diminuir a inflação abaixo do nível do ano passado, quando encerrou em 5,8%.

Ontem, na ata do Copom (Comitê de Política Monetária), o BC afirmou que "em momentos como o atual, a política monetária deve se manter especialmente vigilante, de modo a minimizar riscos de que níveis elevados de inflação como o observado nos últimos doze meses persistam no horizonte relevante para a política monetária".

O BC também tem subido os juros desde abril, mas com a recente alta do dólar muitos analistas passaram a prever um ciclo mais longo de aperto monetário.

A mediana das projeções na pesquisa Focus do BC mostra a Selic a 9,5% no fim do ano, ante 9% atualmente. Mas algumas instituições como o Deutsche Bank já preveem juros em dois dígitos ainda em 2013.

Fonte: Uol


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Para Dilma, mesmo após subir, taxa de juros está em patamar aceitável

Segundo a presidente, o 'norte' em sua gestão é 'crescer com estabilidade'

Notícias Gerais, por Redação

Aumenta preferência do consumidor pelo pagamento com cartão

Na hora de pagar as contas, o consumidor tem preferido usar cartão de crédito e débito em detrimento do cheque, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo Banco Central (BC).

Notícias Gerais, por Redação

Com arrecadação em queda, Receita lança malha fina de empresas

Em ano de queda na arrecadação de impostos, a Receita Federal lançou, nesta segunda-feira, o Programa Alerta, uma espécie de "malha fina" para as pessoas jurídicas.

Notícias Gerais, por Redação

Planos coletivos querem 14% de reajuste

Os planos de saúde coletivos querem aumento médio de 14% nos contratos que mantêm com as empresas que pagam ou repassam o benefício a seus funcionários.

Notícias Gerais, por Redação

Cautela predomina e Bovespa cai 1,27%; dólar marca R$ 1,76

Após dois dias de forte alta, o investidor dispara ordens de venda e mantém a Bolsa de Valores no campo negativo desde o início dos negócios desta terça-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Índice de preços para 3ª idade desacelera no 3º trimestre

Os preços para a terceira idade registraram alta de 0,91% no terceiro trimestre e desaceleraram na comparação com o segundo trimestre, quando o índice variou 1,30%. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Deixe seu Comentário:

=