Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 15/02/2012 às 14:18:33

Incidência de doenças aumenta durante o carnaval

Na época do carnaval, a população deve se prevenir. Algumas doenças são mais facilmente transmissíveis durante as festividades, devido às multidões e o contato com grandes números de pessoas.

As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) figuram em diversas campanhas veiculadas durante essa época do ano, visado a prevenção de condições como a AIDS, a hepatite e a herpes. Mas não são apenas as DTSs que preocupam os profissionais da saúde. Também é comum que conjuntivites e viroses respiratórias se tornem mais incidentes.

De acordo com a oncologista Márcia Amaral, foliões devem estar especialmente atentos a algumas doenças. O HPV e a mononucleose, por exemplo, podem se tornar casos graves, evoluindo para casos de meningite e câncer de boca. Apesar de o risco de que isso aconteça ser pequeno, é importante que as pessoas estejam informadas da possibilidade.

“Não dá para confiar em quem se aproxima de você, principalmente porque uma doença nem sempre é aparente e você não está imune. Então, qualquer pessoa deve se precaver tanto na busca por vacinas quanto escolher bem com quem vai se relacionar. E se possível evitar o sexo oral, quando aumenta muito o risco”, alerta Amaral.

Com prevenção e cuidados os dias de carnaval podem ser de diversão, e não um motivo de arrependimento. Caso sintomas apareçam, um médico deve ser procurado.

Fonte:www.folha.uol.com.br|15.02.12


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Médicos e enfermeiros fazem ato em São Paulo em favor do SUS

O presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), Cid Carvalhaes, defendeu neste último domingo (26) a necessidade de um fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), em ato que ocorreu no Parque do Ibirapuera.

Saúde Empresarial, por Redação

SUS terá tratamento preventivo para hemofílico até fim do ano, diz governo

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai oferecer tratamento preventivo para hemofílicos de todo o país a partir de dezembro, segundo informações do Ministério da Saúde. Atualmente, os hemocentros atendem por demanda e distribuem fator coagulante no caso de acidentes.

Deixe seu Comentário:

=